Adolescente que leu 87 livros em um ano é premiada em Santa Catarina

Thais Michelle Petry Hoffmann, de 16 anos, ganhou o 1º lugar no Prêmio Estrela da Leitura 2019 na categoria Empréstimo de Livros

“Com o livro, a gente cria outro universo”, diz Thais Michelle Petry Hoffmann, de 16 anos. A adolescente levou o 1º lugar no Prêmio Estrela da Leitura 2019, na categoria Empréstimo de Livros, faixa etária 12 a 18 anos. Foram 87 livros emprestados na Biblioteca Pública de Santa Catarina ao longo de 2019.

Biblioteca Pública de Santa Catarina – Foto: Eduardo Valente/NDBiblioteca Pública de Santa Catarina – Foto: Eduardo Valente/ND

A ação, que existe desde 2015, tem o objetivo de estimular a leitura entre os mais jovens. Serão premiados leitores com idades entre 0 e 18 anos que mais fizeram empréstimos de obras no setor Infantojuvenil durante o ano.

O prêmio Estrela da Leitura será entregue nesta quarta-feira (30), às 18h, no auditório da instituição. O primeiro lugar de cada faixa etária ganhará um par de ingressos para o parque Beto Carrero World.

Desde pequena

Em entrevista ao ND+ nesta terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, Thais conta que o gosto pela leitura começou cedo, ainda criança.

Nascida e criada em São José, na Grande Florianópolis, ela costumava pegar livros emprestados na escola ou no caminhão do projeto BiblioSesc, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio). A unidade móvel percorre localidades distantes e comunidades com poucas oportunidades de acesso à leitura.

Leia também:

Moradora do bairro Forquilhas, a adolescente aproveitava as idas ao dentista, no Centro de Florianópolis, para visitar a Biblioteca Pública. Quando passou a estudar no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), as idas à biblioteca se tornaram mais frequentes.

Imaginação

Como a maioria dos adolescentes e jovens hoje em dia, Thais é adepta das redes sociais e do celular. No entanto, ela conta que os livros a fazem “viajar” e estimulam a imaginação.

Thais Michelle Petry Hoffmann, de 16 anos, ganhou o 1º lugar no Prêmio Estrela da Leitura 2019 na categoria Empréstimo de Livros – Foto: Arquivo Pessoal/NDThais Michelle Petry Hoffmann, de 16 anos, ganhou o 1º lugar no Prêmio Estrela da Leitura 2019 na categoria Empréstimo de Livros – Foto: Arquivo Pessoal/ND

“No celular você se distrai com a quantidade de informações que recebe. A leitura de um livro é calma. Com o livro a gente entra em outro universo e usa a nossa imaginação. Não é que nem um filme que você já tem a imagem pronta. O livro faz a gente criar nosso próprio universo”, descreve Thais.

A estudante do primeiro ano do Ensino Médio diz que os amigos costumam brincar com ela e perguntar “como você consegue ler tanto?!”. O gosto pelo mundo literário também é compartilhado com a mãe. Segundo Thais, as vezes elas trocam livros e dicas de leitura.

Elisabete Petry Hoffmann, mãe de Thais, diz que a filha demonstrou gosto pela leitura desde pequena e que procurou incentivá-la.

Literatura brasileira

Obras de romance e literatura brasileira, como os autores Érico Veríssimo e Clarice Lispector, estão entre as preferências de Thais. O livro do momento é “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. Antes, o escolhido foi “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.

As leituras ocorrem no ônibus, no trajeto entre a casa e a escola, antes de dormir e nos intervalos dos campeonatos de vôlei nos quais compete.

Premiação

A notícia da premiação surpreendeu a adolescente. “Fiquei muito feliz com o prêmio. Minha mãe me ligou para contar e achei que ela estivesse brincando. Pesquisei na internet e vi que era verdade. Nunca imaginei que ia ganhar um prêmio por gostar de ler. Achei muito legal a iniciativa”, diz Thais.

A estudante conta que sempre que consegue, dá uma “escapadinha” na hora do almoço e vai até a biblioteca. “O ambiente me acalma e me deixa tranquila. Pretendo continuar pegando livros no ano que vem. Quero ler ainda mais”, almeja Thais.

Ganhadores Prêmio Estrela da Leitura 2019:

FAIXA ETÁRIA: 0 a 7 anos
QUESITO: empréstimo de livros
1º lugar – Théo Fritsche – 6 anos – 84 livros
2º lugar – Maria Eduarda Dausen Meyer – 7 anos – 73 livros
3º lugar – Betina lobo Hackradt Ferrari – 7 anos – 47 livros

FAIXA ETÁRIA: 8 a 11 anos
QUESITO: empréstimo de livros
1º lugar – Isabella Pfeifer Marques – 10 anos – 60 livros
2º lugar – Davi Pelicioli e Silva – 8 anos – 55 livros
3º lugar – Geovanna Garcia de Faria – 8 anos – 44 livros

FAIXA ETÁRIA: 12 a 18 anos
QUESITO: empréstimo de livros
1º lugar – Thais Michele Petry Hoffmann – 16 anos – 87 livros
2º lugar – Giuliano Verardi – 18 anos – 85 livros
3º lugar – Vinicius Schnorrenberger – 12 anos – 84 livros

FAIXA ETÁRIA: 0 a 18 anos
QUESITO: empréstimo de GIBIS
1º lugar – Vinicius Schnorrenberger – 47 Gibis/revistas

01 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Henrique
    Henrique
    Ótimo exemplo. É disso que precisamos, que os jovens sejam estimulados a buscarem o conhecimento para que no futuro tenham uma melhor condição de vida. Infelizmente a gente só vê na TV crianças sendo estimuladas a serem jogador de futebol, MC´s, funkeiros, enfim, nada que lhe dará um futuro seguro. Seria ótimo que essa notícia se espalhasse para todo o brasil.

+ Literatura