Aos 85 anos, escritora Else Sant’Anna Brum lança novo livro infantil em Joinville

Livro "Um, Dois, Três… Era Uma Vez" será lançado no próximo sábado (28), na Biblioteca Pública Municipal de Joinville

Quem estudou nas escolas de Joinville na década de 1990 talvez se lembre da história de Retetéu, um sapo que encontra uma estratégia especial para participar de uma festa no céu e acaba fazendo amigos nessa jornada.

Aos 85 anos, Else lança novo livro em Joinville – Foto: DivulgaçãoAos 85 anos, Else lança novo livro em Joinville – Foto: Divulgação

Essa é apenas uma das histórias infantis escrita pela joinvilense Else Sant’Anna Brum que, aos 85 anos, lança seu mais novo livro “Um, Dois, Três… Era Uma Vez” no próximo sábado (28), na Biblioteca Pública Municipal de Joinville.

A escritora, que também foi professora nas escolas municipais da cidade, conta que o novo livro remete aos tempos de escola, quando ela unia o amor pela literatura às necessidades da cada disciplina em sala de aula.

“As crianças chegavam do recreio ou da educação física eufóricas e demoravam a se concentrar. Então, eu tinha uma senha. Batia palmas e contava ‘um, dois, três’ e começava ‘era uma vez’… Inventava uma historinha e isso acalmava os alunos, os deixava focados para as lições de matemática, ciências ou história que viriam depois”, recorda.

O novo livro traz criações dos últimos anos, que nascem após a aposentadoria da escritora. Em “Um, Dois, Três… Era Uma Vez”, Else traz as histórias “Carocinho de Pêssego”, “Tutuiú”, “O Peixinho que Morava Só”, “O Tesouro de Rastutalá” e “O Pintinho Perdido”.

Escritora também foi professora na rede municipal da cidade – Foto: DivulgaçãoEscritora também foi professora na rede municipal da cidade – Foto: Divulgação

“As histórias estão por aí, nós só as fazemos nascer. Um dos contos, por exemplo, surgiu em uma dia em que o neto da minha irmã estava brincando no chão e começou a falar ‘Rastutalá, rastutalá’. Quando perguntei o que significava, ele disse ‘é o coração das pessoas’. Achei que merecia virar história”, conta.

No evento de lançamento, haverá a encenação de dois de seus contos, um pelas contadoras de histórias da unidade e outro pelos alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. Além do lançamento, Else também estará com sua nova obra na Feira do Livro de Joinville. Ela participará de uma sessão de autógrafos em 11 de junho, às 14 horas.

Além do novo livro, Else também escreveu “Miguelito Pirulito”, que venceu um concurso promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1986, Cri-Cró” (1992), “Retetéu’ (1994), “Serelepe” (1996), “Cri-Cró e outras Histórias” (2019), além do livro de poemas “Hóspedes do Coração”.

Lançamento de “1, 2, 3… Era Uma Vez”

  • Quando: sábado (28), a partir das 10 horas
  • Onde: Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin (rua Cmde Eugênio Lepper, 60, Centro).
  • Quanto: a entrada é gratuita. No dia do evento o livro estará à venda a R$ 30,00.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Literatura

Loading...