Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Celestino Sachet: 91 anos de produção literária excepcional em SC

Exemplo de dedicação à literatura catarinense

Pesquisas e obras extraordinárias sobre SC – Foto: Celestino SachetPesquisas e obras extraordinárias sobre SC – Foto: Celestino Sachet
O professor e escritor Celestino Sachet estará comemorando neste domingo 91 anos de idade. Decano da Academia Catarinense de Letras vem produzindo intensamente. No ano passado lançou “Academia Catarinense 100 anos de Letras”. Na virada do ano, saiu o livro “Udesc-Memórias e Conquistas”, relato sobre os 50 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina, da qual foi reitor. Neste início de 2021 saiu outra obra monumental -“A Literatura dos Catarinenses”- em quatro volumes, escrita com seu irmão, o professor Sérgio Sachet. E está para ser editada outra coleção inédita. Tem por título “História dos Catarinenses- Da Proclamação da República ao Ano 2.000”, também em quatro volumes, mais um exclusivo sobre o Contestado, também com Sérgio Sachet.
Magnífico exemplo de dedicação à literatura, ao ensino e a história dado pelo mestre que interiorizou o ensino superior em Santa Catarina.