Dez livros para você ler durante as férias de verão

Momento é perfeito para tirar aquele livro empoeirado da estante e colocar a leitura em dia durante as férias

Com o fim de 2020, uma palavrinha de seis letras começa a pairar pelos ambientes: férias. E quer melhor momento do que esse para tirar da estante aquele livro empoeirado e colocar em dia aquela leitura que você postergou durante todo o ano? 

Livros nos fazem viajar sem sair de casa, nos fazem sentir diferentes emoções – Foto: Reprodução/Pixabay/NDLivros nos fazem viajar sem sair de casa, nos fazem sentir diferentes emoções – Foto: Reprodução/Pixabay/ND

Pensando nisso, o ND+ preparou uma lista com dez livros perfeitos para você ler nesta época do ano. Do romance a aventura, os títulos são perfeitos para sentar à beira da praia, puxar um banquinho e aproveitar a leitura ao som do mar. 

Confira:

Livro é um dos queridinhos dos leitores – Foto: Amazon/DivulgaçãoLivro é um dos queridinhos dos leitores – Foto: Amazon/Divulgação

Quem nunca quis saber como eram os bastidores da era de ouro dos cinemas? Neste livro, a autora traz a história de Evelyn Hugo, umas das atrizes queridinhas de Hollywood nos anos 50, que sempre esteve nos holofotes por diversos motivos: filmes, escândalos ou por se casar sete vezes. 

Com uma narrativa leve e que envolve o leitor na trama do início ao fim, a história narra nas suas 400 páginas cada detalhe da vida dessa estrela que, ao lado de uma jornalista aspirante, resolve criar uma biografia revelando os segredos que escondeu durante todos esses anos. 

História tem como pano de fundo as praias catarinenses – Foto: Amazon/DivulgaçãoHistória tem como pano de fundo as praias catarinenses – Foto: Amazon/Divulgação

Quer uma história nacional e que tem como plano de fundo as praias catarinenses? Então Uma História de Verão é perfeita para você. A trama fala sobre o último verão de Analu antes de ela se mudar para São Paulo, onde cursará a faculdade de cinema. E o local escolhido para as férias não poderia ser mais incrível: a Praia do Rosa. 

Mas, apesar das belezas, a jovem guarda várias memórias ruins da última vez que esteve na cidade: sua primeira decepção amorosa. 

Com pouco mais de 300 páginas, a narrativa faz com que o leitor fique preso à história e queira saber um pouco mais sobre a vida e os dramas que envolvem a vida da adolescente enquanto ela curte o sol e as belezas de umas dos destinos mais procurados em Santa Catarina. Ou seja, uma leitura que combina (e muito) com essa época do ano. 

– Foto: Amazon/Divulgação– Foto: Amazon/Divulgação

Essa é para aqueles que procuram uma leitura mais densa, mas, ao mesmo tempo, envolvente para essa época. Escrito em 1985 pela canadense Margaret Atwood, o Conto da Aia retrata a história de um Estado teocrático onde os moradores, e, principalmente, as mulheres, são vítimas da opressão de um sistema que tem como base a bíblia.

Apesar de antiga, a história voltou a ganhar os holofotes após a estreia da série de mesmo nome pelo canal de streaming Hulu. Além disso, ela traz diversas reflexões que se assemelham (e muito) com a nossa realidade atual. 

História se passa nos anos 1990 e conta sobre dois jovens que descobrem o Facebook – Foto: Amazon/DivulgaçãoHistória se passa nos anos 1990 e conta sobre dois jovens que descobrem o Facebook – Foto: Amazon/Divulgação

Imagina você, nos auges dos anos 90, quando a internet ainda não era acessível para todos, acaba entrando na sua página do Facebook e descobre como vai ser seu futuro dali a quinze anos? 

Essa é a narrativa de O Futuro de Nós Dois, dos autores Jay Asher e Carolyn Macler. Emma acaba de ganhar o seu primeiro computador e, para acessar a internet, acaba instalando um programa por meio de um CD-ROM do seu melhor amigo, Josh. Logo quando instala o programa ela é direcionada para página que mostra detalhes do seu futuro. 

Com uma narrativa que vai fazer com que você não largue a história em nenhum momento, os autores trazem os dramas da adolescência, além das incertezas em relação ao futuro. 

Protagonista é forçado a passar as férias de verão com o vizinho, no qual ele tem uma paixão platônica – Foto: Amazon/DivulgaçãoProtagonista é forçado a passar as férias de verão com o vizinho, no qual ele tem uma paixão platônica – Foto: Amazon/Divulgação

Mais uma história de autor nacional para a lista e com a temática de férias! Tudo o que Felipe quer, desde o início das aulas, é que as férias de julho cheguem para ele ficar longe dos colegas e colocar as séries em dia. 

Porém, as coisas mudam quando a mãe dele informa que seu vizinho (por qual ele nutre uma paixão platônica) irá passar quinze dias na casa de Felipe. A história é divertida e é impossível o leitor não se apaixonar pelos protagonistas. 

Essa é outra leiturinha ideal para fazer ao som do mar ou à beira da piscina enquanto aproveita os dias ensolarados do verão. 

Amor(es) Verdadeiro(s) traz reflexões sobre os rumos da vida – Foto: Amazon/DivulgaçãoAmor(es) Verdadeiro(s) traz reflexões sobre os rumos da vida – Foto: Amazon/Divulgação

Esta é mais uma história sensacional de uma das escritoras queridinhas do momento. Amor(es) Verdadeiro(s) conta a história de Emma que, na casa dos 30, vê sua vida mudar de cabeça para baixo quando o seu marido (e namorado do colegial) desaparece após um acidente aéreo e é dado como morto.

Buscando reconstruir sua vida, ela volta para sua cidade natal onde reencontra um velho amigo e descobre que é possível amar novamente. Porém, prestes a se casar com seu novo amor, o marido de Emma é encontrado e faz com que ela entre em um dilema: seguir com a nova vida ou voltar as aventuras de antigamente. 

História tem como cenário o ambiente de trabalho dos protagonistas – Foto: Amazon/DivulgaçãoHistória tem como cenário o ambiente de trabalho dos protagonistas – Foto: Amazon/Divulgação

Um chick lit engraçadinho e ótimo para ler nas férias, Anexos é mais uma história envolvente de Rainbow Rowell. As amigas Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder têm noção de que alguém está monitorando os e-mails de trabalho. Mesmo assim, elas não param de trocar mensagens sobre assuntos que são tudo, menos trabalho. 

Por trás disso, está Lincoln O’Neill, responsável por monitorar cada mensagem. Quando ele se depara com as mensagens das duas amigas, ao invés de denunciá-las, ele acaba se envolvendo na vida das duas e se apaixonando por Beth.  

O livro fará com que você não queira largá-lo a nenhum momento, principalmente para saber como essa trama “às escondidas” vai acabar. 

Foto: Amazon/DivulgaçãoFoto: Amazon/Divulgação

Nessa coletânea de contos, são apresentadas para o leitor doze histórias apaixonantes que têm como temática o verão. Além de histórias de amor, o livro também traz narrativas com temas com uma pitada de estranheza, mistério e sobrenatural. 

Como diz a própria sinopse: “coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar”. 

Narrativa é contada por meio de cartas, e-mails e mensagens de celular – Foto: Amazon/DivulgaçãoNarrativa é contada por meio de cartas, e-mails e mensagens de celular – Foto: Amazon/Divulgação

Mais uma história de amor envolvente e que faz com que o leitor fique torcendo pelos protagonistas a cada página. Essa é apenas um das dezenas qualidades de Simplesmente Acontece, um livro escrito de uma forma diferente, por meio de mensagens, e-mails e cartas. 

A trama conta a história de Rosie e Alex, aquele casal que todo mundo sempre achou que ia ficar junto. Todo mundo menos eles. Amigos desde a infância, eles se separaram na vida adulta, mas nunca deixaram de manter contato, afinal o destino já mostrou que a história não terminará de maneira tão simples. 

Livro é um dos clássicos do ator Nicholas Spark – Foto: Amazon/DivulgaçãoLivro é um dos clássicos do ator Nicholas Spark – Foto: Amazon/Divulgação

Uma lista de livros sobre verão e que, em sua maioria, falam sobre o amor, não poderia terminar sem ele, o rei das histórias melosas de Nicholas Sparks. E o título escolhido é o incrível A Última Música, que também se passa na estação. 

O título conta a história de Ronie, que vê sua vida mudar após seus pais se separarem, e o pai ir morar na praia, em uma cidade na Carolina do Norte. Ainda com receio devido a separação, a jovem rejeita as aproximações do pai e não vê a hora de voltar a Nova York. Mas, tudo muda quando ela conhece Will, o garoto mais popular da escola, e que a ajudará a superar essa e outras dores que ainda virão. 

A história de amor fez tanto sucesso que virou filme em 2010, protagonizado pela cantora Myley Cyrus.

+

Literatura