Semana do Livro Infantil da Capital começa quinta (12) com atividades literárias para crianças

É de Pequeno que se Aprende a Gostar de Ler - Varais literários, saraus, espetáculos de teatro e dança são algumas das atividades na cidade

Divulgação / ND

Caça-leitores – Para atrair a atenção das crianças, haverá contação de históreias em vários pontos da cidade

Para o poeta Alcides Buss, o convívio com os livros deve começar antes mesmo da alfabetização das crianças – há quem defenda a leitura para bebês ainda em gestação. “Isso cria um vínculo afetivo com a literatura desde a infância”, defende o escritor. Com inspiração nessa causa, começa hoje na Capital a terceira edição da Semana Municipal do Livro Infantil, evento projetado exclusivamente para conquistar crianças e adolescentes para o universo das letras.

Até o dia 18 de abril ocorrem atividades culturais em diferentes pontos da cidade, como saraus, varais literários, espetáculos de música e teatro, contação de histórias e oficinas de formação. “Toda a programação tem um cunho pedagógico, pensada para cativar novos leitores”, afirma a coordenadora do evento, Heliete Millack.

O lançamento do livro “Histórias da Natureza”, de Maurício Graipel, abre a Semana, seguido de recital de piano com Anderson Abreu, na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito. A escritora, arquiteta e urbanista Eliane Veras da Veiga também lança um livro, “O Voo da Pandorga Mágica”, no Forte Santa Bárbara no dia 18 de abril.

Durante a Semana ocorre também o 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil “Letramento literário e diversidade”, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O evento reúne entre os dias 11 e 13 de abril pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação na literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no Brasil.

Tecnologia é o caminho para atrair jovens leitores

De acordo com Alcides Buss, as escolas em todo o Brasil têm feito um bom trabalho de aproximação da leitura com as crianças no ensino fundamental. “O problema é na virada da adolescência, quando surgem outras tentações que ocupam o lugar da leitura, e a escola não consegue superar essa concorrência”, afirma. “E aí nascem os adultos pouco adeptos aos livros”, diz.

Segundo o poeta, autor de livros também para crianças, o desafio agora é usar a tecnologia a favor da literatura. “Com tantos novos aparatos eletrônicos para leitura os escritores também precisam se adaptar e produzir bons conteúdos, que juntos a esses equipamentos tecnológicos são altamente sedutores. A expectativa é que a tecnologia possa retomar o interesse desse público”, sugere. Nesta edição a Semana do Livro Infantil de Florianópolis ainda não traz novidades tecnológicas, “por falta de parcerias”, diz a coordenadora do evento Heliete Millack.

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada na semana que abranger o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e tem o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Santa Catarina como correalizador. Tem parceria da Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, Udesc, Unisul, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão e unidades educativas.

Programação

Calçada da Criança

Espaço lúdico ao lado Catedral Metropolitana, na Rua Padre Miguelinho
– 18/4, das 14h às 17h

 

Varal Literário

 Varal de poemas e desenhos na Praça XV de Novembro e na Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho.

– 14/4, durante todo o dia

Frankolino

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo “Causos do Frankolino” entrelaça realidade e ficção. Locais e horários diversos. Confira a programação completa no site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Serviço

O quê: 3ª Semana Municipal do Livro Infantil
Quando: 12 a 18 de abril, diversos horários
Onde: Diversos locais
Quanto: Gratuito

Saiba mais: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

 

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Literatura