Um passeio pelas ruas de Joinville
Por que rua do Príncipe? Ou Visconde de Taunay? Algumas das respostas serão respondidas em obra a ser lançada neste mês de janeiro
Ziegeleistrasse, Obere Hafenstrasse, Deutsche Pikade… É difícil quem saiba hoje que esses nomes foram de ruas de Joinville décadas atrás, ou picadas picadas como eram chamadas. Já conto quais ruas eram e hoje quais nomes são mas antes, um registro histórico e curioso que contará no livro “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” (Editora Areias, 272 pág.), da escritora e jornalista Maria Cristina Dias.
Maria é atual presidente da Academia Joinvilense de Letras e autora de diversos contos, revistas biográficas e obras que retratam nomes e fatos que contribuem para a história de Joinville.
A obra será lançada no próximo dia 22 de janeiro no Museu de Arte de Joinville. O livro traz a história das origens de 48 ruas, no século 19, com a identificação do nome original em alemão e das personalidades que dão o nome atual a elas.
O resultado é uma coletânea que contextualiza os principais fatos de Joinville e identifica as pessoas que se destacaram na comunidade local em 48 principais “endereços” da então Colônia Dona Francisca.

“Mais que a história formal registrada nos livros, a intenção foi resgatar a vivência e memórias das pessoas que nasceram, cresceram e viveram na cidade, trabalhando e ajudando a construir Joinville”, explica a jornalista Maria Cristina.
O projeto “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” foi aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville. Como contrapartida exemplares serão distribuídos a cinco escolas durante encontro didáticos com a autora; além da disponibilização de unidades para bibliotecas, Arquivo Histórico e à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.
O livro está disponível para venda nas versões físicas e e-book, no valor de R$ 20,00.
Contato com a escritora no (https://www.facebook.com/jornalistamariacristinadias)
*As três ruas citadas no início são: Rua do Príncipe, Princesa Isabel e Visconde de Taunay, respectivamente. Mas a história por trás de cada, só no livro.
Quais são as ruas abordadas no livro:
Rua do Príncipe
Rua das Palmeiras
Rua Princesa Isabel
Rua Visconde de Taunay
Rua Dr. João Colin
Rua 9 de Março
Rua 15 de Novembro
Rua Abdon Baptista
Rua Jerônimo Coelho
Rua Padre Carlos
Rua Jacob Richlin
Rua Engenheiro Niemeyer
Rua Marinho Lobo
Rua 3 de Maio
Rua Ministro Calógeras
Rua Jaguaruna
Rua dos Ginásticos
Rua 7 de Setembro
Rua Itajaí
Rua Pedro Lobo
Rua Blumenau
Rua Mário Lobo
Rua Senador Felipe Schmidt
Rua Henrique Meyer
Rua Colon
Rua Marechal Hermes
Rua Aubé
Rua Otto Boehm
Av. Cel. Procópio Gomes de Oliveira
Av. Getúlio Vargas
Rua São Joaquim
Rua Rio Branco
Rua Luiz Niemeyer
Rua Alexandre Döhler
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira
Rua Alexandre Schlemm
Rua Plácido Gomes
Rua Dona Francisca
Rua Max Colin
Rua Afonso Pena
Rua Padre Kolb
Rua Inácio Bastos
Rua Santos
Rua Cel. Francisco Gomes de Oliveira
Rua São Paulo
Rua Lages
Av. Juscelino Kubitschek
Rua Tijucas