Árbitro de máscara e outras regras: veja o que é preciso para jogar futebol em Joinville

Nova portaria da Secretaria de Saúde determina condições para a realização de treinos e jogos de futsal e futebol na maior cidade de Santa Catarina

Desde o início da pandemia do coronavírus em Joinville, o esporte recreativo, como aquele futebol entre amigos jogado à noite ou aos domingos, foi impactado por restrições.

Agora, em nova portaria publicada pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (3), novas regras para esse tipo de atividade recreativa, além de treinos e jogos de futsal, foram impostas.

Futebol e outros esportes recreativos têm novas regras em Joinville – Foto: Pixabay/NDFutebol e outros esportes recreativos têm novas regras em Joinville – Foto: Pixabay/ND

Confraternizações proibidas

Uma das principais medidas para evitar a contaminação é controlar o acesso às quadras. Conforme a portaria, no dia das partidas, só podem acessar o local as pessoas diretamente envolvidas e em número reduzido ao mínimo necessário para as atividades.

Todas as pessoas devem usar máscaras, mas os jogadores podem retirá-las quando estiverem jogando. Já os árbitros, devem usar o acessório o tempo todo e, dessa forma, utilizar apito eletrônico para mediar a partida. Rodas de aquecimento, cumprimentos e confraternizações estão proibidos.

Também estão proibidos o uso de churrasqueiras, a presença de acompanhantes de jogadores, o uso de coletes para identificação dos times e a utilização de vestiários. Cada jogador deve ter sua própria toalha e garrafa de água.

Os cuidados necessários para quem aluga quadras

Os responsáveis pelas quadras devem realizar agendamento para utilização dos espaços por meio eletrônico para evitar filas e aglomerações. Eles também só devem liberar o acesso para pessoas cadastradas para o horário agendado e permitir a entrada apenas com aferição de temperatura, impedindo o acesso de pessoas com mais de 37,8 °C. Caso o participante tenha febre ou outros sintomas gripais, ele não deve entrar no espaço.

Os responsáveis ainda devem registrar dados sobre as pessoas para rastreá-las caso necessário, além de controlar o fluxo para evitar que times se encontrem no fim e início dos jogos. O uso de áreas comuns, como banheiros, deve ser controlado para prevenir aglomerações.

Os bebedouros devem ser adaptados para permitir o consumo de água apenas com copo descartável. É preciso, ainda, disponibilizar locais para higienização das mãos com lavagem e álcool em gel, definir intervalo de dez minutos entre as partidas e higienizar as bolas e a quadra.

Todas as novas regras podem ser conferidas no site da prefeitura de Joinville.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Mais Esportes