“É preciso treino, alimentação e determinação”, diz 1º colocado da Maratona de Palhoça

Corrida foi realizada em homenagem aos 128 anos do município e reuniu milhares de pessoas

O evento ocorreu em homenagem aos 128 anos do município de Palhoça – Foto: DivulgaçãoO evento ocorreu em homenagem aos 128 anos do município de Palhoça – Foto: Divulgação

Atletas amadores e profissionais competiram na Meia Maratona de Palhoça, um evento esportivo para todas as idades, que ocorreu no dia 24 de abril. Os participantes largaram de um ponto fixado em frente ao Shopping Camelão Palhoça, no quilômetro 253 da BR 101, na região de Água Branca.

O evento ocorreu em homenagem aos 128 anos do município de Palhoça. A corrida foi realizada pela Associação dos Corredores de Rua de São José e Grande Florianópolis (ACORSJ) e contou com apoio da Fundação Municipal de Esportes e da Prefeitura de Palhoça.

Os participantes precisaram acordar cedo, pois a pré-largada teve início às 6h45. Meia hora depois, teve a largada da etapa de 21 quilômetros, a mais desafiadora da competição. Os cinco primeiros colocados na categoria geral, masculina e feminina, receberam um troféu. Todos os competidores que completaram o percurso receberam medalhas de participação.

Além disso, os três primeiros colocados em cada categoria individual também receberam troféus.

Ao todo, as categorias foram divididas em 10 faixas de idade, sendo a primeira de 16 a 29 anos e a última para pessoas que têm mais de 70 anos. Ou seja, o evento teve espaço para todas as idades.

Os cinco primeiros colocados na categoria geral, masculina e feminina, receberam um troféu – Foto: DivulgaçãoOs cinco primeiros colocados na categoria geral, masculina e feminina, receberam um troféu – Foto: Divulgação

O grande vencedor do trecho de 21 quilômetros masculino, o mais longo, foi o atleta Jurandyr Couto, de 33 anos, que concluiu a prova com tempo de 1h06m32s. Ele conta que a preparação para este tipo de desafio não é fácil, e exige muita disciplina.

“Todos os dias eu faço dois períodos de treino, que envolvem natação, pedal, fortalecimento e surf. Só descanso nos sábados e domingos. Também é necessário uma alimentação balanceada, feita por mim. Durante cinco anos fui o melhor de Santa Catarina”, conta.

Experiência

Jurandyr destaca que corre há 13 anos, mas que a Corrida de Palhoça não foi fácil. “O trajeto da corrida é muito bom, mas depois de 10 km fica mais puxado. Os competidores são os melhores do estado, por isso exige treinamento intenso para vencer”, destaca ele, dizendo que se prepara agora para outra competição de 42 quilômetros.

O aniversário de Palhoça não poderia ficar de fora da agenda da entidade e a corrida foi um sucesso  – Foto: DivulgaçãoO aniversário de Palhoça não poderia ficar de fora da agenda da entidade e a corrida foi um sucesso  – Foto: Divulgação

No trecho feminino, a vencedora foi Ana Cláudia Maria de Jesus Rodrigues, com 1h26m32s. A ACORSJ tem mais de 15 anos de atuação no mercado, e ao longo do tempo proporcionou eventos para competidores e amadores que se aventuram nas corridas. O aniversário de Palhoça não poderia ficar de fora da agenda da entidade e a corrida foi um sucesso.

Também foi possível se inscrever na categoria pet, onde era permitido correr junto com os animais domésticos e aproveitar o trecho percorrido com os companheiros de quatro patas. A realização de atividades esportivas gera vários benefícios à saúde e a corrida pode ser realizada por todas as idades.

A educadora física Jéssica Frota, de 25 anos, explica que o sedentarismo pode gerar doenças e orienta um início de acordo com a capacidade do corpo.

“Se a pessoa é sedentária e quer começar a correr, é importante começar caminhando. Depois pode dar passadas mais rápidas, e com um tempo, se aumenta as passadas para o trote, e depois disso a corrida. Também se pode começar com pequenas quilometragens, como 1 quilômetro e ir avançando. Tem que ir de acordo com o que o corpo permite”, explica.

Jéssica recomenda a prática de esportes para prevenir doenças físicas e mentais. “Qualquer atividade realizada de maneira correta, que não sobrecarregue o corpo, faz bem para a saúde, para a imunidade, para os músculos. O nosso corpo foi feito para se movimentar. A corrida trabalha a força, a estabilização dos músculos e gera ganho de massa e perda de gordura. Essa atividade melhora a vida de pessoas jovens, idosas, e implica até mesmo em benefícios para a saúde mental”, completa a especialista.

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