JEC Gladiators retorna ao cenário nacional e confirma participação na BFA
Afastado das competições nacionais há cinco anos, time joinvilense volta para o calendário da Liga Brasileira de Futebol Americano
O JEC Gladiators está de volta ao cenário nacional. Tricampeão estadual e com uma história sólida no futebol americano catarinense e brasileiro, o time de Joinville retorna à Conferência Sul da BFA (Liga Brasileira de Futebol Americano), que será disputada no segundo semestre.
Leia mais

Para quem ainda está no clima do Super Bowl, disputado no último domingo (13), que deu ao Los Angeles Rams seu segundo anel, o futebol americano também pulsa em Joinville. E nos últimos anos, o trabalho árduo do JEC Gladiators foi, justamente, fortalecer a equipe que, agora, volta às competições nacionais.
O presidente do time, Marcelo Roberto da Silveira, conta que, atualmente, são cerca de 50 atletas no elenco, 40 deles “veteranos” com mais de dois anos de time e os demais chegaram após a última seletiva, no final de 2021.
“Temos feito uma continuidade de trabalho há mais de três anos dessa gestão e os frutos desse trabalho estão começando a aparecer. Temos uma estabilidade maior de atletas e, com essa base, temos segurança para participar de campeonatos”, diz.
Além da base de atletas, as parcerias fechadas deram segurança ao time para a participação no campeonato que exige viagens e custos elevados. A estimativa, conta Marcelo, é de que apenas na primeira fase o custo gire entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. E, claro, o time busca novos patrocinadores e parcerias para fortalecer o projeto, que tem muitos planos. “Estamos procurando novos patrocinadores e parcerias para melhorar ainda mais a estabilidade”, fala.
Após a parceria com o JEC, conta o presidente, as parcerias para serviços e patrocínio aumentaram, o que fez com que o time conseguisse projetar a participação na BFA. “O nome do JEC tem um peso enorme e é isso que estamos usando. Em todas as modalidades que ele abraça temos bons times, tivemos dois times ganhando competições no fim de semana. Há boa visibilidade e isso trouxe algumas parcerias para nós. O nome JEC agrega valor que vai nos ajudar a ir à BFA”, salienta.
Com os treinos acontecendo desde o dia 9 de janeiro, três vezes por semana, o time se prepara para a BFA e tem, ainda, dois amistosos engatilhados para o primeiro semestre, mas o JEC Gladiators ainda quer mais atletas e, por isso, realiza mais uma seletiva no próximo domingo (20). Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui e nas redes sociais do time.
“Não existe biótipo para se inscrever, não precisa ser grande, forte. Todos podem fazer a seletiva, há várias posições que o futebol americano traz para nós”, ressalta.
Mais de 70 pessoas já haviam realizado a inscrição e o JEC Gladiators pretende, ainda, direcionar alguns dos interessados para a escolinha Sub-23 de Flag Football.