Joinville sedia o Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021

Brasileiros disputam título com atletas de países da América do Sul

Após o Campeonato Sul-Americano de Parabadminton, que aconteceu no fim de semana, e as finais dos jogos por equipes Sub-19, começou na manhã desta quarta-feira (1/12), em Joinville, o Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021.

As disputam ocorrem até o próximo domingo (5) no Ginásio da Univalle – Foto: Foto: divulgação NDAs disputam ocorrem até o próximo domingo (5) no Ginásio da Univalle – Foto: Foto: divulgação ND

Até domingo (5/12), 208 atletas (145 brasileiros e 63 estrangeiros) participam de disputas no Ginásio da Univille.

Um dos atletas participantes do Campeonato Sul-Americano de Badminton é Francielton Renan Rocha Farias, de 24 anos. O piauiense começou a praticar o esporte aos 10 anos. “É uma coisa que mudou minha vida. Integro a seleção brasileira, sou medalhista dos jogos Pan-americanos de Lima e jogarei o Mundial, na Espanha”, relata o atleta.

Francielton garante que o esporte está crescendo bastante no país. “Os campeonatos ocorrem em cada polo do país justamente para expandir a modalidade. Hoje, quando falamos para alguém que jogamos badminton, as pessoas já sabem do que se trata”, afirma o atleta.

Outro destaque do esporte é a atleta olímpica Fabiana da Silva, de 33 anos. Ela está no Sul-Americano em Joinville como treinadora da equipe brasileira, mas tem um currículo de conquistas dentro das quadras. Ela é medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, e participou das Olimpíadas de Tóquio, este ano.

“O badminton é um esporte muito inclusivo, para todas as idades, abraça todo o público. É bem dinâmico e divertido e queima muitas calorias, porque você corre bastante, nunca está parado. Vale a pena conferir, dar uma experimentada!”, recomenda a atleta.

Para Joinville, o evento coloca a cidade no cenário internacional de competições. “Em abril de 2022, realizaremos no município o Brasileiro de Badminton. E já estamos começando com o programa de iniciação e capacitação dessa modalidade na cidade”, afirma o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos.

O Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021 é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Confederação Sudamericana de Badminton (CONSUBAD), com apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville e da Federação Catarinense de Badminton.

As partidas são abertas ao público, com a entrada gratuita. É preciso levar o comprovante vacinal. O calendário dos jogos pode ser conferido no link.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Mais Esportes

Loading...