Mundo Maria

maria.petrelli@ndtv.com.br Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Kitesurf: o esporte que está bombando no momento

Esporte aquático que está em alta, vamos descobrir um pouquinho mais sobre ele e quais as dicas indispensáveis para a prática

Hello, leitores! Hoje vamos falar sobre o kitesurf, um esporte que todos já ouviram falar mas que na pandemia eu reparei que pelo menos no meu feed do Instagram começou a bombar!

A quantidade de gente viajando para o Nordeste brasileiro e aqui para Floripa para a prática do esporte, porque precisamos de mar ou lagoa e de muito vento né, aumentou muito e virou moda!

Vamos partir do princípio: o que é o kitesurf?

É um esporte aquático que usa a força do vento para deslizar com uma prancha sobre a água. Apesar de ter “surfe” no nome, para praticar o kitesurf as ondas são dispensáveis. Assim, é possível praticar em lagos, no mar com pouca ondulação e até em condições extremas de ondas grandes.

Kitesurfe o esporte que está bombando no momentoMenina praticando manobra radical no kitesurf. -Reprodução: Pinterest/ND

Mas, será que é fácil? Vamos a um passo a passo para aprender se você vai curtir praticar o kitesurf!

Alguns tópicos e dar algumas dicas que são importantes para os admiradores do esporte saberem por onde começar:

  1. Gostar da natureza, se sentir bem na água e saber nadar é essencial.
  2. Ter CALMA para aprender e seguir em frente. Como qualquer outro esporte no começo pode ser meio duro, mas é interessante e importante. O ideal é seguir em frente com força de vontade, porque “a coisa” fica mágica nas primeiras deslizadas sobre a água e todo o esforço vale a pena.
  3. Buscar uma escola ou um profissional técnico independente, certificado e qualificado para as aulas.

Quanto tempo demora para aprender o kitesurf?  

Essa dúvida é uma das mais frequentes para quem quer aprender e a resposta é: dá para todos aprenderem! Mas a resposta em relação ao tempo, na verdade, é um pouco relativa. Em se tratando de um esporte, o tempo do processo depende muito da aptidão e desenvoltura de cada pessoa. Mas é claro que precisa um professor para começar.

É necessário estar independente, ou seja, sem a necessidade de supervisão de um profissional. Para deixar um parâmetro de tempo para que isso aconteça, costuma-se falar entre 10 a 20 horas/aula. Esse intervalo de tempo costuma ser, mesmo, o tempo que a maioria das pessoas está apta a praticar sozinha e curtir o seu velejo.

Lembrando que experiência horas/água é sempre muito importante e relevante. Sempre que estamos velejando e passando por diversas situações e condições, estamos aperfeiçoando nossas técnicas e melhorando o nível.

Ok, Mundo Maria, mas será que eu consigo praticar kitesurf? Não vou sair voando? Não preciso ter um preparo físico ultra power? 

Para quem é acostumada a praticar qualquer tipo de esporte, tende a ser mais fácil e rápido o aprendizado. Entretanto, o kite é muito abrangente e eclético, aprendendo da maneira correta, o objetivo é alcançado.

Existe um passo a passo para tornar o aprendizado e a prática do kitesurf mais seguro. É um esporte radical que pode ser praticado a “quase risco zero” quando feito da maneira correta.

Condições e tipos de vento, meteorologia básica e mapeamento do local de prática.

  1.  Explicação técnica de janelas de vento e funcionamento da pipa.
  2.  kite training: uma “pipinha” simulador para entendimento de janela de vento e comandos.
  3.  Apresentação do equipamento e set up da maneira correta e segura.
  4.  Sistemas de segurança que o equipamento tem e como utilizá-los.
  5.  Kite Control: controle da pipa.
  6.  Body drag: exercício de comandos na água (sem prancha).
  7.  Técnicas de auto resgate (muito importante!) e regras de navegação.
  8.  Water Start: teoria e técnicas práticas para as primeiras saídas na prancha.
  9. Bordos nas duas janelas sentido downwind (vento de popa).
  10.  Correção de postura e aprimoramento do uso da vela.
  11.  Técnicas para Upwind (contra vento).
Kitesurfe o esporte que está bombando no momentoPrática de Kitesurf no Nordeste. -Reprodução: Pinterest/ND – Foto: praticando no nordeste

Depois que o aluno aprendeu as técnicas fundamentais de segurança, resgate, navegação e esse passo a passo descrito, e já navegar no sentido do vento e no contra vento, ele pode ser considerado independente.

É importante que se sinta confortável e confiante para estar sozinho, e, a partir daí, é só alegria, diversão e horas/água para ganhar experiência. Quanto mais insistir e praticar, mais segurança se pega nesse esporte e mais ‘profissa’ você pode ficar.

Outro ponto legal a citar aqui, é pedir dicas ao professor sobre o equipamento correto para você!

Olha, é um esporte radical que até eu me interessei em arriscar, isso que sou medrosa, hein! Confiram esse vídeo de uma aula de kitesurf abaixo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...