Abaixo-assinado soma 35 mil assinaturas pela troca do local de megaeventos em Laguna

Coleta de assinaturas pede por mudança do local onde ocorrem os eventos de grande porte na cidade do Sul de SC

Um movimento pelo fim dos megaeventos na tradicional Praça Seival do Molhes da Barra de Laguna, no Sul do Estado, contabilizou na última quinta-feira (19) mais de 35 mil assinaturas eletrônicas de um abaixo assinado promovido pela Associação da Praça Seival.

Anitta, Wesley Safadão e Alok são algumas das atrações que já se apresentaram na estrutura – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/NDAnitta, Wesley Safadão e Alok são algumas das atrações que já se apresentaram na estrutura – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/ND

A discussão sobre o assunto foi iniciada pelos associados há cinco anos, bem como, a coleta de assinaturas. Segundo a associação, a ideia é encaminhar o documento formalmente à prefeitura de Laguna.

O espaço onde ocorrem os shows, na Praça Seival, está situado nas proximidades das dunas e da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, o Canal da Ponta da Barra. Neste mesmo perímetro estão os animais que pertencem ao Santuário dos Botos de Laguna, onde ocorre a pesca artesanal com o auxílio do boto pescador, atividade reconhecida internacionalmente. O município tem o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores, interação exclusiva entre o homem e o animal, que acontece na cidade.

Segundo o documento on-line, o local é inapropriado para a realização dos eventos, que causa transtornos sonoros para o meio ambiente e aos moradores que ali vivem,

“O ‘aluguel’ da praça pública para festas particulares com som muito alto por muitas horas, deixando lixo pelas ruas e pelas dunas e tirando o acesso de pedestres à praia. Referidos eventos vêm ocorrendo anualmente no período de novembro a março, ininterruptamente, prejudicando e muito o sossego dos moradores e visitantes. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Laguna”.

Laguna é conhecida tradicionalmente pela aparição de botos – Foto: Elvis Palma/Divulgação/Prefeitura Laguna/NDLaguna é conhecida tradicionalmente pela aparição de botos – Foto: Elvis Palma/Divulgação/Prefeitura Laguna/ND

O presidente da Associação dos Moradores da Praça Seival, Aderson Remor, explica que o objetivo do abaixo-assinado é solicitar ao executivo e a Câmara de Vereadores a mudança do local das festas. “É um impacto ambiental e de ruídos, através do som muito alto extravasando os decibéis aceitáveis na legislação. Ali é um local turístico. Não somos contra os megaeventos, muito pelo contrário, somos favoráveis, mas em local apropriado”, reforça.

A gerência de comunicação da prefeitura municipal de Laguna informou através de sua assessoria que ainda não recebeu formalmente um pedido em relação a troca do local para os megaeventos, entretanto, destacou que há planos para um novo espaço que poderá ser utilizado para a realização dos grandes eventos, pauta que já é de conhecimento dos organizadores.

“A Praça de eventos Seival vem sendo utilizada há anos e realmente não comporta mais esses eventos. Porém, ainda não há outros espaços para comportá-los, sendo que esses eventos tem impactos muito positivos na economia da nossa cidade”, explica o assessor de comunicação, Romulo Camilo.

Ainda segundo a assessoria, um dos espaços que poderá receber a estrutura para os megaeventos, será a nova ligação da Praia do Sol com a Praia do Iró, obra que teve o lançamento da licitação na última quarta-feira (18). Um bolsão de estacionamento que consta no planejamento da execução do serviços é uma das possíveis opções como local para a realização dos eventos de grande porte.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Laguna, Rhoomening Souza Rodrigues (PSDB), informou que o assunto é de conhecimento do legislativo. Na próxima semana uma reunião será realizada com os representantes do abaixo-assinado para tratar do tema.

Outro assunto em discussão é a alteração da nomenclatura do local, que na gestão 2013-2016 passou a se chamar Praça de Eventos Seival.”Estamos avaliando junto com o jurídico para que o nome volta ao normal”, salientou o presidente da casa legislativa.

O abaixo-assinado também tem participação ativa das Associações de Surf de Laguna, Moradores da Barra e Boto Pescador. Para assinar clique aqui.

+

Meio Ambiente

Loading...