Acompanhe o primeiro dia da sessão da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Joe Biden e Kamala Harris abriram o evento; nova meta mundial prevê a redução pela metade das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global até 2030

Começou às 9h desta quinta-feira (22) a primeira sessão da Cúpula de Líderes sobre o Clima. A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, abriu o evento com uma breve fala, chamando para o discurso de Joe Biden. Em seguida, o presidente norte-americano anunciou a nova meta mundial de redução das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global. A busca é reduzi-las pela metade até 2030.

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, terminou sua fala perto das 10h, e afirmou que a União Europeia será neutra em emissões até 2050 – esta é, justamente, uma das metas mundiais divulgadas por Biden no início da sessão. O evento também conta com a participação do chefe do executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido).

Às 9h50, o presidente da China, Xi Jinping; o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson; o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau já haviam discursado.

Joe Biden lidera o encontro mundialJoe Biden lidera o encontro mundial – Foto: Lisa Ferdinando/DoD/Divulgação/ND

A Cúpula reúne 40 países, sob liderança de Biden, e marca o retorno dos Estados Unidos à linha do combate às mudanças climáticas, reafirmando o compromisso de limitar o aquecimento do planeta a 1,5 graus Celsius.

Este é o primeiro encontro de Bolsonaro com o presidente americano. Após a abertura de Biden e da vice-presidente Kamala Harris, os demais líderes podem destacar os desafios relacionados ao clima que seus países enfrentam, além dos esforços na área e o anúncio de novas ações.

Assista em inglês:

Assista em espanhol:

O presidente Jair Bolsonaro discursou na primeira Cúpula do Clima por volta das 11h desta quinta-feira (22).

Na abertura da Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que os Estados Unidos querem cortar a emissão de carbono pela metade até o fim da década, o que leva o país a ter emissão zero de carbono até 2050.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse no encontro que a União Europeia está comprometida com a emissão de carbono zero até 2050. Ela entende que objetivo internacional é viável.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse em seu discurso na Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), que países precisam ter “responsabilidades comuns, mas diferentes” na questão da preservação do meio ambiente.

Durante a Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou o lançamento do Plano Americano de Financiamento Internacional do Clima. O projeto vai dar recursos a países em desenvolvimento para combater as mudanças climáticas.

+

Meio Ambiente