Areia da nova praia Central de BC vai ficar clara até a temporada? Veja o que interfere

Questionamentos sobre a tonalidade da areia têm dominado as redes sociais. Secretária de Meio Ambiente explica do que depende o clareamento da areia

A tonalidade da areia que sai do fundo do mar de Balneário Camboriú tem gerado muitas dúvidas e questionamentos nas redes sociais, afinal a areia vai mesmo clarear? E isso será a tempo da próxima temporada de verão? A secretária de Meio Ambiente do município, Maria Heloisa Lenzi, explica do que depende o processo.

“Para clarear temos que considerar alguns fatores tais como as condições climáticas, pois ela vem misturada com água e consequentemente mais escura. Além disso, a movimentação do maquinário acaba por compactar a areia devido a saturação do solo com excesso de água, formando uma lama”, explica Heloisa.

Draga já causou mudanças surpreendentes na praia central de Balneário Camboriú – Foto: Ivan Rupp/Secom BCDraga já causou mudanças surpreendentes na praia central de Balneário Camboriú – Foto: Ivan Rupp/Secom BC

Heloisa explica ainda que a jazida da areia foi estudada previamente e vai ficar da tonalidade natural conforme for secando, para isso, é necessário sol e tempo seco, por isso, não há garantias de que a areia esteja clara ou não até a temporada. Tudo vai depender do tempo.

 E o sombreamento?

Outro questionamento sobre o alargamento da faixa de areia da praia Central, é que se ele irá resolver o sombreamento da praia. O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira (Podemos) explica que, apesar de haver esta expectativa por parte da população, este não é o real objetivo da obra.

“Quando se iniciou os primeiros estudos havia essa expectativa de uma parte da população. No entanto, o objetivo da obra é a reestruturação costeira para evitar os eventos mais extremos quando as marés astronômicas de sizígia combinadas com ventos e ciclones extra-tropicais geram eventos de forte erosão costeira”, explicou.

Prefeito explica se alargamento da faixa de areia vai resolver sombreamento da praia – Foto: ReproduçãoPrefeito explica se alargamento da faixa de areia vai resolver sombreamento da praia – Foto: Reprodução

Oliveira completa explicando que “com mais espaço na praia, será possível reconstruir a berma da praia que, em conjunto com a vegetação de restinga que será plantada, vão auxiliar para que estes eventos extremos tenham menor impacto na infraestrutura. Também a obra pretende ampliar o espaço para o uso de lazer, micro mobilidade, equipamentos urbanos, enfim, ampliar a área de uso para população”, explicou.

Uma nova praia para a temporada

alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú começou no domingo (22) e as expectativas já estão altas. A previsão é que até novembro toda a extensão da praia já esteja concluída.

Atualmente, a faixa de areia tem, em média, 25 metros. Com o alargamento, ela deve passar a ter 70 metros. O aumento não deve diminuir tanto o sombreamento da praia, mas deve amenizar eventos extremos, como quando a maré invade a Avenida Atlântica.

Draga já transportou mais de 300 mil metros cúbicos de areia em 5 dias em Balneário Camboriú – Foto: Ivan Rupp/Secom BCDraga já transportou mais de 300 mil metros cúbicos de areia em 5 dias em Balneário Camboriú – Foto: Ivan Rupp/Secom BC

Além do alargamento da praia, a Avenida Atlântica também deve passar por uma reurbanização. Este projeto está em fase final de elaboração. Para o prefeito, será um “grande parque a céu aberto para os moradores de Balneário Camboriú e para todos que nos visitam”.

Copacabana catarinense

Depois de “Dubai brasileira”, Balneário Camboriú possivelmente ganhará um novo apelido após a conclusão da obra de alargamento da praia Central, a de Copacabana brasileira.

Isso porque, a praia passará a ser a segunda maior em faixa de areia do Brasil, perdendo apenas para Copacabana no Rio de Janeiro.

A draga Galileu Galilei foi contratada para trazer à superfície 2,155 milhões de metros cúbicos de areia, que serão espalhados por toda extensão da praia, uma das maiores obras de alargamento de faixa de areia da América Latina.

Balneário Camboriú se prepara para ser a Copacabana Catarinense após a conclusão do alargamento da faixa de areia da praia Central – Foto: ReproduçãoBalneário Camboriú se prepara para ser a Copacabana Catarinense após a conclusão do alargamento da faixa de areia da praia Central – Foto: Reprodução

A Draga se tornou a nova estrela de Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina, atraindo moradores e turistas para assistir as mudanças que tem causado na faixa de areia da praia Central da cidade, a draga Galileu Galilei chegou a Balneário no domingo (22) e desde então já transportou mais de 300 mil metros cúbicos de areia para a praia Central.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...