Bairro de Florianópolis soma 20 interdições em esgotos irregulares

Em nova operação, três regiões do local foram vistoriadas, com mais nove lacrações em um único dia; força-tarefa reuniu órgãos públicos de saúde

O bairro do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi alvo de mais uma operação contra o esgoto irregular. Nesta segunda-feira (20), uma força-tarefa dos órgãos públicos da Capital lacrou nove ligações de esgoto irregulares na região. Agora, são 20 interrupções nas últimas duas semanas, no local.

Operação aconteceu nesta segunda-feira – Foto: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede/Divulgação/NDOperação aconteceu nesta segunda-feira – Foto: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede/Divulgação/ND

Na operação, um comércio foi interditado por conta das irregularidades sanitárias. A Floram, presente na ação, ainda multou quatro donos de estabelecimentos por prática de crimes ambientais, como esgotos lançados nas redes de drenagem pluviais (em direção aos rios).

Já a Vigilância Sanitária de Florianópolis notificou outros seis proprietários, por extravasamento de esgoto a céu aberto.

As localidades inspecionadas no Rio Vermelho foram os estabelecimentos da SC-406, onde o comércio foi interditado, e as servidões Dunas Verdes e Leandro Manoel de Aguiar. Nesta segunda servidão, a força-tarefa já havia lacrado, na semana anterior, 11 tubulações clandestinas.

A Blitz Sanear, operação responsável pela fiscalização, deve voltar novamente ao Rio Vermelho nos próximos dias, além de comparecer nos bairros Rio Tavares, Costeira e Santa Mônica.

Fiscalizações pela Capital

A Lagoa da Conceição, o Estreito e o bairro do Itacorubi também estiveram sob fiscalização na semana passada. A Floram aplicou multa por crime ambiental em um empório localizado na Rua Henrique Veras do Nascimento, na Lagoa da Conceição, onde o esgoto estava sendo lançado na rede pluvial em frente ao estabelecimento.

No Estreito, a Vigilância Sanitária notificou dois imóveis na Rua Afonso Pena que não estavam com esgoto conectado na rede coletora da Casan. No Itacorubi, o grupo fiscalizou dois condomínios na rua Salvatina Feliciana dos Santos.

Blitz Sanear

A Bltz Sanear é uma força-tarefa da prefeitura e da Casan, realizada pelo Grupo Sanear Floripa, para fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Na operação realizada no Rio Vermelho, estiveram presentes os fiscais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Floram, e da Casan.

Desde outubro de 2018, mais de 140 ações semanais são realizadas pela Blitz Sanear, que já inspecionou residências, comércios, shoppings, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 bairros de Florianópolis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...