Balneabilidade: domingo de mergulhos na Beira-Mar Norte

Trecho da praia em frente à praça Esteves Junior teve a qualidade da água atestada pelo IMA pela segunda vez seguida.

Desde quarta-feira (8), o trecho da Avenida Beira-Mar Norte em frente à praça Esteves Junior teve a balneabilidade confirmada pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina). Na análise anterior, realizada no dia 2, o resultado também foi positivo.

Michele Cristina arriscou um stand up paddle na Beira-Mar Norte, em área atestada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) como própria para banho – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Na tarde de domingo (12), algumas pessoas olhavam com desconfiança a placa que garante que a água está própria para banho. “Vou esperar mais um tempo para entrar nessa água. Ainda está cedo”, comenta Suelen Dias, que caminhava com o cachorro no calçadão.

Michele Cristina Lemos da Silveira, de 13 anos, também diz que ainda não está confiante com a balneabilidade atestada pelo IMA. Mas isso não a impediu de praticar stand up paddle. “Eu não vou mergulhar, acho que só molhar as pernas não tem problema”, argumenta.

Sem dúvida alguma

Moradora do Trindade, Michele estava acompanhada do pai, o funcionário público Michel Lemos, que não tem dúvida alguma da boa qualidade da água. “Se os técnicos estão dizendo que está própria para banho, quem sou eu para questionar? Estou bem satisfeito em poder tomar banho tranquilo aqui”, afirma Lemos.

Ele conta que pesca na beira-mar há décadas e que nunca se sentiu mal quando entrava no mar para jogar a tarrafa. “Eu nunca tive nenhuma dor de barriga, não vai ser agora que vou adoecer”, acredita Michel Lemos. Atualmente, ele utiliza uma canoa para a pescaria.

Agata Ribeiro aproveitou a tarde na Beira-Mar Norte – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Indiferente a discussões e dúvidas, a menina Ágata brincava feliz na água enquanto a mãe Graziela Pinheiro a observava, sentada na grama sob a sombra de uma árvore. Para Graziela, a liberação do banho na Beira-Mar Norte representa economia.

“Fica caro a gente ir para a praia. Agora não precisa mais gastar com transporte, é só caminhar um pouco e já estamos no mar”, explica. Elas moram no Morro do Céu, próximo da praça Esteves Junior, onde está a placa do IMA.

Pela primeira vez em Florianópolis, o casal carioca Camilla Faria e Bruno Barradas passava pelo calçadão vindo da Ponte Hercílio Luz e foi atraído pela placa de balneabilidade.

“Paramos para sentir a temperatura da água e está muito boa”, diz Camilla. Hospedados próximo dali, Camilla e Bruno planejavam voltar ao final da tarde de domingo para entrar no mar.

Pontos bons para banho

De acordo com o IMA, dos 87 pontos analisados em Florianópolis, 59 estão em condições de receber banhistas. Entre eles, o ponto localizado em frente à praça Esteves Junior, na Beira-Mar Norte. Os demais dois pontos analisados na Beira-Mar Norte, em frente ao Monumento da Polícia Militar e da Rua Altamiro Guimarães, continuam impróprios para banho.

Segundo o resultado das análises feitos pelo IMA nos dias 6 e 10 de janeiro, 65,8% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, índice menor do que relatório anterior quando 71,4% dos locais vistoriados apresentavam condições favoráveis para mergulho.

Leia também:

Ponto da Beira-Mar Norte segue próprio para o banho, segundo relatório do IMA

Acessada apenas por trilha, praia do Matadeiro é recanto de tranquilidade

+

Meio Ambiente