Hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri será realizado na terça-feira (3)

Local recebeu o selo pelo quinto ano consecutivo. Título considera critérios relacionados à gestão ambiental, qualidade, segurança e infraestrutura

Bandeira Azul será hasteada pelo quinto ano consecutivo na Lagoa do Peri, no Sul da Ilha – Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

Pelo quinto ano consecutivo, a Bandeira Azul será hasteada na Lagoa do Peri, no Sul da Ilha de Santa Catarina. O local recebeu o selo internacional no final do mês de setembro, e o rótulo certifica o local mais uma vez como referência internacional em qualidade, segurança e infraestrutura. A cerimônia de hasteamento da bandeira ocorre nesta terça-feira (3), às 10h, na sede do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na Armação. O evento é uma das primeiras ações do Super Dezembro, mês de várias inaugurações, entregas de obras e ações por Florianópolis.

O selo da Bandeira Azul é designado anualmente à praias e marinas do mundo todo pela organização não-governamental FEE (Foundation for Environmental Education), que no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede. Atualmente, apenas 14 locais brasileiros se enquadram nos 34 critérios estabelecidos pela ONG.

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o certificado reforça a Lagoa do Peri como referência internacional: “Esse é um resultado histórico, mas os esforços não acabam aqui. Temos que seguir trabalhando para preservar a qualidade do espaço, com segurança e responsabilidade ambiental.”

O Monumento Natural da Lagoa do Peri é uma das 20 Unidades de Conservação em Florianópolis. Das 20, nove são administradas pelo Depuc (Departamento de Unidades de Conservação) da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente). A unidade teve sua proteção iniciada em 1976, e abriga centenas de espécies de plantas e animais em um espaço de 42km². A Lagoa do Peri abastece com água potável cerca de 200 mil Unidades Consumidoras na capital.

O local é destino de muitos turistas que visitam Florianópolis, especialmente durante a alta temporada. E agora, com o selo da Bandeira Azul, a Lagoa do Peri se confirma mais uma vez como destino de confiança para mais um verão em Florianópolis. Chefe do Depuc, Mauro Manoel da Costa ressalta a importância da educação ambiental e da participação da população para a preservação desse espaço: “É um orgulho grande hastear essa bandeira mais uma vez. Um lugar marcante como esse precisa de cuidado, para que as pessoas sejam orientadas e possam aproveitá-lo com segurança e da melhor maneira possível.”

Lagoa é destino de muitos turistas que visitam Florianópolis, especialmente durante a alta temporada – Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

O monumento vai receber atividades durante toda a manhã. Confira a programação completa:

8h30 – Trilhas Ecológicas
9h – Floram vai à praia com o CRMV
10h – Hasteamento da Bandeira Azul
10h30 – Celebração do aniversário da Unidade de Conservação
11h – Distribuição de mudas nativas do viveiro
11h – Boi de mamão

Serviço

O quê: Hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri
Quando: 3/12, 10h
Onde: Sede do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3150, Armação do Pântano do Sul

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis