“Cerquemo, tapemo a boca e foi só sucesso”: Vídeo flagra dia de fartura de tainha na Lagoinha

Imagens mostram como é um dia na vida dos pescadores da Lagoinha, no extremo norte de Florianópolis com direito a "tainhacóptero"

Vídeo do canal Pesca da Tainha, no Youtube, mostra na íntegra a rotina dos pescadores durante a safra da tainha. As imagens foram feitas na manhã da última terça-feira (24), quando contabilizaram 10 toneladas do peixe. Para os pescadores, um dia de sucesso, para os internautas, uma aula de hábitos e costumes da ilha. Tradição pura.

“Tainhacóptero” mostra a pesca da tainha vista de cima. Belas imagens! – Foto: Reprodução“Tainhacóptero” mostra a pesca da tainha vista de cima. Belas imagens! – Foto: Reprodução

Confira as belas imagens, inclusive gravadas com um drone, batizado “tainhacóptero”.

“Interessante, porque deu mais peixe do que a gente pensava”, diz o narrador no vídeo, que começa bem cedo, no início da manhã, depois do alerta do vigia.

As imagens são uma verdadeira aula de como é todo o processo de pesca, desde a montagem das redes. Os barcos saem, armam as redes e trazem para a areia, onde a comunidade participa puxando os peixes.

Lanço com 6 mil tainhas na praia da Lagoinha, em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVLanço com 6 mil tainhas na praia da Lagoinha, em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

É o famoso lanço, tipo de pesca praticada pelo sistema de rede de arrastão. Esse ritual transforma a simples prática de puxar a rede à praia em um autêntico espetáculo. Um esforço que compensa a todos no fim.

“Todo mundo sai com sua tainha fresquinha”, diz o narrador, que apresenta uma série de personagens locais. Há uma hierarquia e uma organização em jogo, o que acaba resultando em 10 toneladas de peixe em uma manhã.

A tradição da pesca da tainha registrada na praia da Lagoinha do Norte – Foto: Joyce Reinert/NDA tradição da pesca da tainha registrada na praia da Lagoinha do Norte – Foto: Joyce Reinert/ND

“Cercamos na boca da prainha e o peixe veio a caminho da praia. Esse veio pra morrer”, diz no vídeo Hamilton, um dos integrantes do grupo de pescadores.

“A minha função hoje foi ‘tapagem de boca’. Tapar a boca para o peixe não sair (da rede). Cerquemo, tapemo a boca e foi só sucesso”, complementa o orgulhoso Hamilton.

A prática da pesca da tainha no Brasil é anterior à chegada dos europeus. Uma tradição indígena que se renova ano após ano. A primeira descrição deste tipo de pesca data do século 16.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...