‘Choque’ em piscina e rio de lava: 10 flagrantes fortes da erupção do vulcão Cumbre Vieja

Vulcão entrou em erupção no dia 19 de setembro e, desde então, lava já destruiu 589 edifícios e cobriu mais de 258 hectares na região de ilha de La Palma

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro e, desde então, o rio de lava já destruiu 589 edifícios e cobriu mais de 258 hectares na região da ilha de La Palma. Até o momento, cerca de seis mil pessoas precisaram ser retiradas de suas casas para escaparem do rastro de destruição provocado pelo fenômeno, que vem rendendo imagens impactantes desde que começou. Confira algumas delas:

vulcãoVulcão entrou em erupção no último dia 19 de setembro – Foto: Internet/Divulgação/ND

Vulcão voltou a entrar em erupção e cobriu estradas com lava

Fumaça, cinzas e lava foram expelidas no início da tarde do dia 19 de setembro, nesta que é a primeira erupção recente do vulcão desde 1971.

Em sua última atividade, ficou mais de três semanas ativo. O vulcão Teneguia fica localizado no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha de La Palma.

Além dele, há ainda outras formações rochosas que compõem as Ilhas Canárias, como o vulcão Timanfaya, na ilha de Lanzarote, e o Teide, na Ilha de Tenerife.

Rio de lava escorre para o mar

A lava do vulcão em La Palma atingiu o mar um dia após sua erupção. Rios enormes de lava se moveram lentamente em direção ao Oceano Atlântico, onde o material incandescente de origem vulcânica deve causar explosões.

Já nesta segunda-feira (27), a região da costa Leste da ilha de La Palma, nas Canárias, precisou ser interditada. A lava se aproximou cada vez mais  do mar, uma vez que a 1.250°C  nuvens de gases tóxicos são produzidas.

Emissões do vulcão destroem tudo o que alcançam

As emissões do Cumbre Vieja alcançam a Espanha e França.

Estima-se que o vulcão tenha emitido entre 8.000 e 10.500 toneladas de dióxido de enxofre por dia, segundo o Involcan (Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias).

Apesar disso, a população destas áreas não enxerga e não sofre efeito das emissões. Mesmo na área da erupção a qualidade do ar é boa na maior parte dos locais.

Fumaça interditou aeroportos

Na última sexta-feira (24), a emissão de cinzas do vulcão começou a atingir o tráfego aéreo da região. O nível de alerta para voo na zona da erupção foi elevado para vermelho.

O aeroporto da ilha espanhola fechou no sábado (25) por causa de uma nuvem de fumaça que sai do vulcão. Cientistas disseram que outra abertura vulcânica se abriu. A intensidade da erupção havia aumentado nos últimos dias, levando à evacuação de mais três aldeias da ilha.

Vulcão continua em erupção

O vulcão Cumbre Vieja voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira (27). Durante a manhã chegaram a ser registradas duas horas sem o vulcão lançar lava e cinzas, que retomaram com fumaça e acompanhada de pequenas explosões. A expectativa é de que o vulcão fique ativo de 24 a 84 dias.

+

Meio Ambiente

Loading...