Chuva das últimas horas não ameniza situação da falta de água em Chapecó

De acordo com a estação climatológica do Inmet, Chapecó registrou apenas 16 milímetros nas últimas 24 horas

A região Oeste de Santa Catarina passa por um momento crítico nesse período da estiagem. São meses em que não tem chuva significativa e a previsão para o próximo trimestre é de chuva abaixo da média climatológica, segundo apontou a Epagri Ciram.

Lajeado São José abastece 60% de Chapecó e os outros 40% é captada no Lajeado Rio Tigre, em Guatambu – Foto: Felipe Kreush/NDTVLajeado São José abastece 60% de Chapecó e os outros 40% é captada no Lajeado Rio Tigre, em Guatambu – Foto: Felipe Kreush/NDTV

Nas últimas 24 horas, Chapecó, no Oeste catarinense, registrou 16 mm, segundo dados marcados na estação climatológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O município já realiza um rodízio preventivo de fornecimento de água para alguns bairros desde o início de abril. Esse revezamento foi definido pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

Segundo o chefe da Agência local, Bruno Eleotero, a chuva das últimas horas no município não foi o suficiente para elevar o nível da água no lajeado São José, o qual abastece em 60% Chapecó.

“Até o momento não teve nenhuma variação no lajeado São José. A primeira chuva, depois de um período longo sem chuvas, ela infiltra no solo. A partir do momento que começa encharcar esse solo a água começa carrear para os rios e lajeado”, explica Bruno.

O nível do lajeado São José segue bem abaixo do normal, segundo informou a Casa. O volume da barragem do lajeado, após a chuva da última quarta-feira (5), só será verificado no fim da tarde desta quinta.

“Vamos ter noção do que significou essa chuva somente pela manhã da sexta-feira”, conclui.

Confira o registro das chuvas das últimas horas na região

Defesa Civil divulgou os milímetros de chuva registrados nas cidades da região Oeste – Foto: Defesa Civil/Divulgação NDDefesa Civil divulgou os milímetros de chuva registrados nas cidades da região Oeste – Foto: Defesa Civil/Divulgação ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente