Cientistas chineses detectam água na superfície da lua pela 1ª vez na história

Outros institutos de astronomia já haviam encontrado evidências de H2O na lua, mas essa é a primeira vez em sua superfície

A sonda Chang’E-5, desenvolvida por cientistas do IGGCAS (Instituto de Geologia e a e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, em português), detectou água na superfície da lua pela primeira vez na história.

Essa foi a primeira vez na história que água foi detectada na superfície da lua. – Foto: Science Advances/Divulgação/NDEssa foi a primeira vez na história que água foi detectada na superfície da lua. – Foto: Science Advances/Divulgação/ND

A tecnologia buscou amostras entre os dias 1º de dezembro de 2020 e 17 de dezembro de 2020. O estudo coordenado pelos professores Lin Yangting e Lin Honglei percebeu os indícios em dados do espectro da relação entre luminosidade refletida e o fluxo luminoso que incide sobre a superfície da lua.

Outros astrofísicos já haviam identificado a presença de água na lua. Entretanto, essa é a primeira vez que é observada a presença da molécula no seu solo.

A  pesquisa, publicada na revista científica Science Advences nesta sexta-feira (7), contou com a colaboração das universidades do Havaí em Mãnoa e Nanjing, além do Instituto de Física Técnica do CAS de Xangai.

A última missão de amostragem da superfície do satélite natural da Terra foi a Luna 24, realizada em 1976 pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

+

Meio Ambiente

Loading...