Começa coleta seletiva de resíduos em Navegantes

Serviço é executado pela Recicle e reduzirá impactos ambientais do consumo no meio ambiente; população deve estar atenta aos dias e horários em que o caminhão passará nos bairros da cidade

Começa coleta seletiva de resíduos em Navegantes/SC – Foto: DivulgaçãoComeça coleta seletiva de resíduos em Navegantes/SC – Foto: Divulgação

Começou nesta semana a coleta seletiva de resíduos no município de Navegantes, um dos principais destinos turísticos do Sul do país, localizado no litoral Norte catarinense. O serviço foi lançado na última sexta-feira na Prefeitura de Navegantes, durante a Semana do Meio Ambiente, que reuniu uma série de ações voltadas à sustentabilidade.

O evento teve a presença de estudantes da rede municipal de ensino. Uma das principais demandas da comunidade local, a coleta seletiva será executada pela Recicle, que tem a preservação ambiental como prioridade no desenvolvimento de suas ações. O objetivo, ressalta o diretor regional da empresa, Hanokh Yamagishi, é diminuir os impactos provocados pelo consumo na natureza, ao estimular a separação dos resíduos e a destinação correta dos materiais recicláveis, como plástico, papel, metal e vidro.

O evento teve a presença de estudantes da rede municipal de ensino – Foto: DivulgaçãoO evento teve a presença de estudantes da rede municipal de ensino – Foto: Divulgação

Ele ressalta a importância da colaboração de toda a comunidade no cumprimento desta meta. “A implantação da coleta seletiva está totalmente alinhada ao propósito da empresa, que é a transformação ecológica. Contamos com a colaboração dos moradores, para que estejam dispostos a mudar seus hábitos e participem da coleta seletiva”, ressalta Yamagishi.

O prefeito de Navegantes, Liba Fronza, acrescenta que a coleta seletiva é essencial para que o município possa crescer de forma sustentável. “O início do serviço é uma conquista para a população e contribuirá para a preservação da natureza em nossa cidade. Além disso, com o avanço na questão ambiental, atrairemos mais investimentos para Navegantes”, destaca.

O prefeito de Navegantes, Liba Fronza, acrescenta que a coleta seletiva é essencial para que o município possa crescer de forma sustentável – Foto: DivulgaçãoO prefeito de Navegantes, Liba Fronza, acrescenta que a coleta seletiva é essencial para que o município possa crescer de forma sustentável – Foto: Divulgação

Durante o anúncio do serviço, a presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Luciane Bittencourt, falou para as crianças sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente. “Quem já separa os resíduos em casa, que continue participando, e quem ainda não faz que comece e contribua com a transformação do meio ambiente”, disse.

Como funcionará o serviço

A coleta seletiva atenderá todos os bairros do município, em dias diferentes dos utilizados para a coleta de materiais orgânicos. Durante a manhã, o caminhão percorrerá os bairros das 5h às 13h30 e à tarde/noite, das 13h30 às 22h. O diretor regional da empresa reforça a importância de a população estar atenta a essas datas e horários para evitar que os materiais recicláveis permaneçam nas ruas indevidamente.

Reciclagem dos materiais

Materiais recicláveis são os que podem retornar à cadeia produtiva para se tornar o mesmo ou produtos diferentes dos originais, como, por exemplo, papéis, vidros, plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva. Já o lixo eletrônico pode ser reciclado após triagem, mas deve ser descartado em pontos específicos para esse fim.

Além dos resíduos orgânicos, alguns exemplos de materiais que não podem ser reciclados são o papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana, pilhas e baterias de celular. Além de não serem recicláveis, produtos como pilhas, baterias, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, óleo de cozinha, entre outros, devem ser descartados em locais apropriados, para não prejudicarem o meio ambiente.

Como separar o lixo

  • Nunca misture o material reciclável e orgânico;
  • Lave e seque as embalagens que continham produtos orgânicos antes do descarte;
  • Não amasse e nem molhe os papéis, dobre-os dentro do saco, o que reduz significativamente o volume;
  • Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa para evitar acidentes e que os coletores sejam machucados ao recolher o lixo.

Programe-se para participar da coleta seletiva no município

Segunda-feira

  • 5h às 13h30 – Meia Praia I (entre a Rua Osmar Gaya e a Rua Gervásio de Souza)
  • 13h30 às 22h – São Paulo e Pedreiras

Terça-feira

  • 5h às 13h30 – São Pedro e Centro I (inicia no Pontal até a Av. Conselheiro João Gaya)
  • 13h30 às 22h – São Domingos I e São Domingos II (inicia na Av. Nerey Liberato Nunes)

Quarta-feira

  • 5h às 13h30 – Meia Praia II e praia do Gravatá (entre a Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral e a Av. Prefeito José Juvenal Mafra, e da Rua José Eugênio Muller até a Av. Rio do Sul)
  • 13h30 às 22h – Porto das Balsas, Machados e Volta Grande

Quinta-feira

  • 5h às 13h30 – Centro II (entre Av. Conselheiro João Gaya e a Rua José Alcebiades Laurentino)
  • 13h30 às 22h – Escalvados e Porto Escalvado

Sexta-feira

  • 5h às 13h30 – Gravatá II (entre a Av. Prefeito José Juvenal Mafra e a Av. Ivo Silveira, radial, iniciando na Rua José Romão até a Rua Bolívia)
  • 13h30 às 22h – Gravatá III (entre a Av. Ivo Silveira, radial, e a Rua Francisco Schmidt, iniciando da Av. Rio do Sul)

Sábado

  • 5h às 13h30 – Centro II (entre a Rua José Alcebiades Laurentino e a Rua Osmar Gaya)
  • 13h30 às 22h – Nossa Senhora das Graças e Hugo de Almeida

+

VEOLIA – A transformação ecológica é o nosso propósito

Loading...