Como Jurerê in_ se mantém uma referência em saneamento?

Jurerê in_ bairro planejado que oferece o melhor da natureza e da arquitetura há 41 anos para moradores e visitantes de Florianópolis, é uma referência pelo Brasil e mundo afora

Bairro aposta na preservação da natureza para uma boa qualidade de vida – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.Bairro aposta na preservação da natureza para uma boa qualidade de vida – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.

Recentemente o empreendimento teve sua marca reformulada e passou a se chamar Jurerê in_, mantendo o foco na inovação, na sustentabilidade e no equilíbrio entre a preservação natural da região e a experiência daqueles que vivem o lugar.

Com a natureza ao redor, Jurerê Internacional buscou pela preservação da praia, dos manguezais, da flora e da fauna e entendeu que a melhor forma de garantir a conservação é prezando por uma ocupação organizada e o SAE – Sistema de Água e Esgotos é uma prova disso.

O que é e como funciona o SAE em Jurerê?

Criado em 1981, pelo Grupo Habitasul, o Sistema de Água e Esgotos (SAE) desde o início busca preservar o meio ambiente e a saúde pública. Possui uma infraestrutura própria de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, servindo como um modelo para outras localidades e profissionais dos âmbitos público e privado.

A preservação ambiental é um dos pilares do masterplan de Jurerê in_ e o SAE mantém a autossuficiência com sustentabilidade no uso dos recursos naturais disponíveis na região. Ele é composto pela Estação de Tratamento de Água – ETA e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, pioneira no uso do sistema de coleta de esgotos a vácuo no Brasil.

Segundo Luiz Fernando Lemos, gerente do Sistema de Água e Esgotos de Jurerê in_, toda a água usada para abastecimento é captada do lençol freático local e tratada nos padrões do Ministério da Saúde.

“Após o uso, é coletada na forma de esgotos que, depois de tratados, são infiltrados no solo em área licenciada, formando um ‘ciclo virtuoso sustentável’ de uso da água. A atual estação de tratamento tem eficiência média de 90% na remoção das impurezas”- completa o gerente Luiz Fernando Lemos.

SAE e o Controle da balneabilidade

Qualidade da água do mar em Jurerê é sempre monitorada – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.Qualidade da água do mar em Jurerê é sempre monitorada – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.

O Sistema de Água e Esgotos também é responsável pelo controle de balneabilidade da praia de Jurerê Internacional e segue as diretrizes do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Ele faz o monitoramento da balneabilidade da água do mar em 14 pontos ao longo da praia, verificando a eficiência da rede de coleta de esgotos junto à orla, além da qualidade da água do mar, principalmente durante a temporada.

A eficiência é alta e projetos de curto prazo já têm como meta aumentar o número de purificação do esgoto para 100%.

Sistema de tratamento tem capacidade de 70 litros por segundo – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.Sistema de tratamento tem capacidade de 70 litros por segundo – Foto: Foto: Acervo do Grupo Habitasul.

O sistema de tratamento da água é automatizado, tem capacidade de tratar 70 litros por segundo e fornecer água para todo o open resort. Além disso, a qualidade da água é monitorada por um laboratório próprio, que avalia os parâmetros de potabilidade.

A rede tem uma pressão constante e garante o padrão de abastecimento, mesmo diante do alto consumo. O sistema também possui geradores que asseguram a continuidade do abastecimento, mesmo quando há queda de energia.

A Estação de Tratamento de Esgotos também é automatizada e possui monitoramento 24 horas por dia. O processo de tratamento é o SBR – Sequencing Batch Reactors – que devolve efluentes tratados de alta qualidade para a natureza.

Certificações internacionais

O SAE de Jurerê in_, foi a primeira empresa brasileira a usar coletores de vácuo de esgoto. O processo reduz a contaminação do solo e das reservas de água, além de melhorar o sistema.

O sistema também possui as certificações internacionais ISO 14.001 e 9.001 e é reconhecido como um modelo para balneários brasileiros e internacionais. Ele também assume como compromisso fornecer a água de acordo com a legislação brasileira e as exigências da OMS, Organização Mundial de Saúde.

Para saber mais sobre o Sistema de Água e Esgoto de Jurerê in_, acesse o site.

+

Jurerê in_

Loading...