Concórdia pretende buscar água do rio Uruguai para agroindústria em épocas de estiagem

Prefeitura e BRF aceleram elaboração do projeto para captação de água

Um problema que se arrasta há pelo menos 30 anos em épocas de estiagens persistentes está prestes a ser solucionado. O abastecimento de água para a manutenção das atividades da BRF, a maior indústria de Concórdia, no Alto Uruguai, e um dos maiores empregadores de Santa Catarina.

Reunião ocorreu nesta terça-feira (11). – Foto: Prefeitura de Concórdia/Divulgação/NDReunião ocorreu nesta terça-feira (11). – Foto: Prefeitura de Concórdia/Divulgação/ND

Na manhã desta terça-feira (11) uma nova reunião foi realizada entre o prefeito Rogério Pacheco e a equipe da Brasil Foods que está à frente deste projeto. O tema foi tratado de forma virtual e contou ainda com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Wagner Simioni, do Planejamento Daniel Faganello e do Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini.

O prefeito informou que nesta reunião foi apresentado o cronograma de finalização da elaboração do projeto, que se encontra bastante adiantado. “A BRF quer concluir e apresenta entre final de fevereiro e início de março. A tubulação terá uma extensão entre 18 e 19 quilômetros”, adiantou Pacheco.

O investimento na obra será entre R$ 35 milhões a R$ 40 milhões. O prefeito tem a garantia da participação do Governo do Estado na concretização do empreendimento. “Já tratamos disso no ano passado com o secretário da Fazenda, Paulo Eli, e temos uma sinalização positiva de que o Estado irá colaborar, uma vez que a BRF é uma das maiores geradoras de ICMS de Santa Catarina”, comentou.

Nos próximos dias, os envolvidos se reunirão para uma apresentação final do projeto e em seguida o mesmo será levado para conhecimento do Governo do Estado. Esta obra é crucial para a manutenção das atividades da BRF, que atualmente mantém a sua operação com o transporte de água com 35 carretas desde o rio Rancho Grande.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...