João Paulo Messer

messer@ndtv.com.br Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Criciúma oficializa transformação de Fundação em Secretaria de Meio Ambiente

Medida gera reação e protestos, mas o governante municipal garante que a medida está tomada e a Câmara de Vereadores tem maioria para aprovar.

Confirmando informação antecipada aqui no blog nesta terça-feira (23), a administração municipal de Criciúma confirmou, em nota, a extinção da Fundação Municipal de Meio Ambiente. A medida está tomada e depende apenas dos passos burocráticos necessários como a aprovação na Câmara Municipal de Vereadores, onde o governo tem ampla maioria. De fundação o órgão vai se transformar em Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O horto municipal de Criciúma é um destes órgãos controlados pela Fundação e que passará aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente. – Foto: DivulgaçãoO horto municipal de Criciúma é um destes órgãos controlados pela Fundação e que passará aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente. – Foto: Divulgação

A ideia da administração é criar um modelo de desenvolvimento mais sustentável com políticas públicas necessárias ao meio ambiente sem que o governante perca o poder sobre estas decisões. Na prática as fundações são órgãos que se tornam reféns do corpo técnica. No caso de Criciúma os bastidores se referem a custos elevados em projetos menos eficientes e pouco pragmáticos.

A medida vinha sendo estudado havia algum tempo, como informou o atual presidente da fundação municipal, Róbson Isidro. O prefeito Clésio Salvaro foi mais enfático: “a decisão política está tomada”.

Ele tem comentado que deseja o corpo técnico do órgão respeitando as necessidades do município e a velocidade de desenvolvimento sustentável mantido em outras pastas e não o inverso. Revela que não acredita em prejuízo e risco ao meio ambiente citando que existem dezenas de órgãos fiscalizadores.

NOTA OFICIAL DO GOVERNO MUNICIPAL DE CRICIÚMA

“Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria Geral, esclarece que, desde o começo de 2021 a gestão municipal trabalha intensamente no planejamento estratégico visando otimização de prestação de serviços, bom uso de recursos e gerenciamento de equipes na administração municipal.

Dentro desse planejamento, estão em construção adequações no organograma, reforma administrativa e uma série de outros detalhes. Especialmente em relação a área do Meio Ambiente, devido a importância do setor, está planejada a transformação da FAMCRI (Fundação Municipal do Meio Ambiente) em Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com possibilidade de agregar os setores de agricultura e sustentabilidade.

Esse modelo já é utilizado em grandes cidades do Brasil e de Santa Catarina, e, em Criciúma vem sendo estudado por técnicos e consultores especializados na área para viabilizar a implantação”.

Loading...