Defesa Civil contrata empresa para recuperação de comportas da barragem em Ituporanga

A decisão foi tomada após reunião realizada na quinta-feira com o grupo técnico da Defesa Civil de Santa Catarina

A DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina) está contratando empresa para a realização de recuperação e manutenção em comportas da barragem localizada no rio Itajaí do Sul, na cidade de Ituporanga. A decisão foi definida após reunião com grupos técnicos da DCSC, na quinta-feira (24).

Barragem Sul de Ituporanga passará por manutenção  – Foto: Rádio Sintonia/Divulgação/NDBarragem Sul de Ituporanga passará por manutenção  – Foto: Rádio Sintonia/Divulgação/ND

De acordo com as informações da Defesa Civil, a medida foi tomada após relatório de inspeção periódica apontar a necessidade de reparos nas comportas C4 e C5. O laudo emitido no dia 17 de fevereiro elevou o nível de resposta para a cor laranja.

Na reunião realizada na quinta-feira (24), foi definida a contratação de empresa para a adoção de medidas em curto prazo, conforme determinação da lei 12.344/2010, que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Nova inspeção

Entre as medidas estão à realização de nova inspeção que analise com precisão a extensão dos danos existentes e margem de segurança para utilização dos tubos metálicos das comportas quatro e cinco que apresentem possíveis vazamentos, além da troca de grades para garantir a proteção adequada destes tubos que serão reparados.

De acordo com o Secretário Chefe da Defesa Civil, Davids Busarello, a Defesa Civil utilizará os recursos disponíveis e já aportados no órgão para a realização de dragagem troca das grades e reforma de todas as comportas da barragem de Ituporanga.

“Todos os setores e equipes da Defesa Civil estão envolvidos e atuando em mais uma importante ação para garantir a segurança do cidadão da região’’, diz.

A barragem sul está em operação desde 1976 e é localizada no rio Itajaí do Sul, na cidade de Ituporanga. Sua principal função é a contenção de cheias e a estrutura é protegida para a cota de 409,5 metros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...