Elas chegaram: baleias-francas são vistas em Florianópolis

Uma fêmea e sua filhote foram vistas na Praia do Campeche, no Sul da Ilha, nesta quinta-feira; Projeto, junto ao Instituto Australis, monitora a chegada dos mamíferos no Estado

Foi confirmada nesta quinta-feira (25) a chegada de baleias-francas em Santa Catarina. A informação é da equipe da ProFRANCA (Projeto Franca Austral), depois que duas baleias, uma fêmea e seu filhote, foram avistadas na Praia do Campeche, em Florianópolis.

Registro da chegada de uma baleia-franca no Sul da Ilha, em Florianópolis – Foto: André Nogueira/Mysticeta Research/divulgaçãoRegistro da chegada de uma baleia-franca no Sul da Ilha, em Florianópolis – Foto: André Nogueira/Mysticeta Research/divulgação

Atenção! Santa Catarina está recebendo visitas, apesar do decreto de emergência em vigor. Nada disso, no entanto, desafia as regras impostas em todo o território catarinense, em tempo de pandemia do coronavírus.

Leia também

Imagens enviadas ao projeto, que é liderado pelo Intituto Australis, confirmaram a chegada dos mamíferos no Sul da Ilha de Santa Catarina. Uma outra baleia foi avistada em Laguna, na praia do Mar Grosso, no entanto, a equipe não soube precisar se, de fato, era uma baleia-franca.

Buscas foram realizadas nas praias da região ao percorrerem Mar Grosso, Gi, praia do Sol e Itapirubá, mas nada foi encontrado.

As ações da ProFRANCA devem ser retomadas em agosto quando haverá o monitoramento desde o Cabo de Santa Marta, em Laguna, até a praia da Pinheira, em Palhoça.

“Ainda é cedo para falar sobre o número de baleias que pode vir para o sul do Brasil nesta temporada reprodutiva, mas além da expectativa que sempre temos com relação a cada temporada, este ano teremos novidades agora com novos recursos através do patrocínio Petrobras”, diz Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto e Coordenadora no ProFranca.

Ajude a ProFRANCA

O projeto realizado junto ao Instituto Australis abre espaço para que a população auxilie nesse monitoramento. Para acompanhar os animais avistados é possível acessar aqui.

View this post on Instagram

? Elas chegaram ? Na manhã desta quinta-feira (25/06/2020) tivemos a confirmação da chegada das baleias-franca em Santa Catarina através de imagens enviadas por parceiros. Foram avistadas duas baleias, uma fêmea e seu filhote, na praia do Campeche em Florianópolis. Também recebemos imagens de uma baleia na praia do Mar Grosso em Laguna, no entanto não foi possível confirmar se de fato era uma baleia-franca. Nossa equipe foi até Laguna, porém não conseguiu avistar a baleia. O monitoramento a partir de terra é uma das ações do ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras. Está previsto para iniciar em agosto, quando iremos monitorar desde o Cabo de Santa Marta, em Laguna, até a praia da Pinheira, em Palhoça. ? Se você avistar uma baleia, nos avise. Para acompanhar as avistagens acesse www.baleiafranca.org.br/avistagens. No site você também pode enviar informações e imagens, e colaborar com o nosso trabalho. Acompanhe nossas redes sociais @institutoaustralis para ficar por dentro das nossas atividades! ? As fotos da avistagem em Florianópolis foram feitas pelo nosso pesquisador associado @andre.fnogueira, da Mysticeta Research @mysticeta.research #baleiafranca #santacatarina #laguna #florianopolis #rotadabaleiafranca #apadabaleiafranca #institutoaustralis #profranca #southernrightwhale O ProFRANCA – Projeto Franca Austral é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio @Petrobras por meio do #ProgramaPetrobrasSocioambiental

A post shared by ProFRANCA/Instituto Australis (@institutoaustralis) on

.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Meio Ambiente