Entenda o motivo da derrubada de árvores no Ecoparque em Chapecó

Objetivo é proporcionar mais segurança e conforto aos usuários, segundo nota do município

Quem passa pelo Ecoparque, às margens da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Passo dos Fortes, deve ter percebido que diversas árvores foram derrubadas nos últimos dias. O local, apropriado para exercícios físicos, passa por revitalização em uma ação coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a de Infraestrutura Urbana.

Entenda o motivo da derrubada de árvores no Ecoparque, em Chapecó – Foto: Felipe Kreusch/NDTV

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Chapecó informou que são realizadas ações de manutenção, limpeza e ajardinamento no parque. O objetivo é proporcionar mais segurança e conforto aos usuários. 

Se o tempo colaborar, os trabalhos devem ser concluídos ainda nesta semana. Nesse período, o espaço permanece fechado para circulação de pessoas.  Equipes de poda, recolhimento de galhos e ajardinamento realizam a limpeza e manutenção do espaço.

Troca de árvores exóticas por nativas 

Após laudo técnico da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, especialistas constataram que muitas árvores exóticas, principalmente de espécies conhecidas como eucalipto (Eucalyptus grandis, Eucalyptus dunnii, Eucalyptus saligna) estavam doentes, em estágio avançado de senescência, ou já mortas. 

Troca de árvores exóticas por nativas  – Foto: Felipe Kreusch/NDTV

Antigamente, o Ecoparque era uma plantação de eucaliptos e pinus, e considerando que boa parte dessas árvores foi plantada há cerca de quarenta anos, muitas estavam em estado fitossanitário ruim e, inclusive, apresentam risco de queda.

Com o objetivo de melhorar a arborização urbana e dar segurança aos usuários do local, um cronograma de supressão foi elaborado pelo município e uma das etapas está em execução. O trabalho é realizado por uma empresa especializada, e acompanhado por técnicos do Município. A ação tem a aprovação da 9ª Promotoria de Justiça.

Após a remoção dos exemplares exóticos, será feita imediatamente a reposição por árvores nativas da região, priorizando a maior diversidade de espécies possíveis, segundo a nota enviada pelo município. Além disso, será realizado o monitoramento dos exemplares repostos na área. 

Ecoparque é um dos seis parques públicos do município de Chapecó – Foto: Felipe Kreusch/NDTV

+

Meio Ambiente