Escola do Meio Ambiente forma 55 guardiões em Governador Celso Ramos

Objetivo foi demonstrar como as ações do ser humano impactam na sobrevivência da fauna e da flora e como tudo está interligado no planeta

Preparar cidadãos preocupados com o futuro do planeta. Esse é o objetivo do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, iniciativa que forma turmas de alunos com a missão de multiplicar o conhecimento sobre a causa ambiental em Governador Celso Ramos.

A formatura, realizada na quinta (12) e sexta-feira (13), na sede da EMMA (Escola Municipal do Meio Ambiente), reuniu 55 estudantes do 4º ano do ensino fundamental de três escolas municipais que participaram do curso.

Estudantes do 4º ano do ensino fundamental foram capacitados com aulas práticas e teóricas – Foto: Divulgação/NDEstudantes do 4º ano do ensino fundamental foram capacitados com aulas práticas e teóricas – Foto: Divulgação/ND

Para se habilitar como guardiões, os alunos recebem apostilas, uniformes, participam de aulas temáticas e tiveram contato com a natureza por meio de trilhas ecológicas (para fotografar a biodiversidade) e visitas às áreas de preservação ambiental do município, como a APA do Anhatomirim.

Nesta edição, o tema foi “Você se considera parte do Meio Ambiente?” Por meio dos conteúdos, o objetivo foi demonstrar como as ações do ser humano impactam na sobrevivência da fauna e da flora e como tudo está interligado no planeta.

“Um não existe sem o outro, e um depende do outro para coexistir. Machucar a natureza é prejudicar o nosso futuro como seres vivos que habitam a Terra”, disse a diretora da EMMA, Luciara Azevedo, que coordena as atividades.

Os estudantes receberam o certificado e estão habilitados para transmitir o conhecimento adquirido aos demais colegas da rede de ensino pública. Também poderão continuar desenvolvendo atividades educativas e práticas relacionadas à preservação ambiental.

Os guardiões ainda podem participar de eventos e feiras de cunho ambiental, elaboração de campanhas educativas e divulgação de datas comemorativas, sempre acompanhados pela equipe da EMMA. As escolas participantes neste ano foram: E.E.B.M. Abel Capella, E.M. Prefeito Miguel Pedro dos Santos e E E.M. Prof.ª Dalma Luz De Azevedo.

O projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente foi criado em 2018 e já formou mais de 155 guardiões nas turmas de 2018, 2019 e 2021. Devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social, o curso não foi realizado em 2020.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...