EUA lançam plano de financiamento internacional para combater mudanças no clima

Recursos públicos do projeto serão voltados a iniciativas sustentáveis em países em desenvolvimento

Durante a Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou o lançamento do Plano Americano de Financiamento Internacional do Clima. O projeto vai dar recursos a países em desenvolvimento para combater as mudanças climáticas.

O evento mundial foi organizado pela administração do presidente e reúne mais de 40 líderes globais.

Joe Biden anunciou um plano para combater mudanças climáricas – Foto: Reprodução/YoutubeJoe Biden anunciou um plano para combater mudanças climáricas – Foto: Reprodução/Youtube

De acordo com documento oficial da Casa Branca, enviado nesta quinta-feira à imprensa, os EUA vão dobrar, até 2024, os recursos públicos voltados a iniciativas sustentáveis em países em desenvolvimento.

O valor terá como base comparativa o financiamento aplicado durante a segunda metade do governo Barack Obama, que teve Biden como vice-presidente. “Vamos trabalhar em estreita colaboração com o Congresso para cumprir essas metas”, acrescenta a nota do governo. Qualquer contingente do orçamento público americano a ser destinado a essa finalidade precisará de aval do Parlamento em cada ano fiscal.

As diretrizes do Plano Americano de Financiamento Internacional do Clima vão orientar agências reguladoras dos EUA a como carimbar repasses a outros países, a partir de critérios detalhados. A ideia também é aglutinar, ao fundo, recursos de outras nações e da iniciativa privada, como forma de ampliar a quantidade o nível de financiamento a iniciativas sustentáveis.

+

Meio Ambiente