Força-tarefa multa prédio por crime ambiental no Centro de Florianópolis

Operação fiscaliza locais já inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede e que não regularizaram suas ligações

Edifícios e comércios com esgoto irregular na região do canal da Avenida Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis foram fiscalizados pela Blitz Sanear, força-tarefa da PMF (Prefeitura Municipal de Florianópolis) e da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), esta semana. A ação foi realizada a partir de dados do Floripa Se Liga Na Rede que indicavam imóveis não regularizados no prazo.

Durante a operação, realizada na manhã de terça-feira (29), a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) multou por crime ambiental um prédio multicomercial na Rua Fernando Machado, após testes indicando que o imóvel lançava esgoto na rede pluvial, e a Vigilância Sanitária, exigindo a regularização das ligações sanitárias, notificou mais três: um comércio e um imóvel misto na Rua Anita Garibaldi e um condomínio na Rua General Bittencourt.

Força-tarefa fiscalizou edifícios e comércios com esgoto irregular – Foto: Divulgação/PMF/NDForça-tarefa fiscalizou edifícios e comércios com esgoto irregular – Foto: Divulgação/PMF/ND

Outros prédios fiscalizados, na Avenida Hercílio Luz e na Rua Fernando Machado, estavam em obras de adequação e entrarão em contato com o Floripa Se Liga Na Rede para agendar a inspeção de retorno e comprovar a regularidade.

“No Centro desde novembro de 2019, o Se Liga Na Rede faz um pente-fino das ligações de esgoto em cada imóvel inspecionado. Mais de dois mil já foram vistoriados na região. Ao detectar qualquer irregularidade, além de consultoria técnica gratuita, o programa oferece ao responsável prazo para regularização”, informou a prefeitura.

Em caso de descumprimento, os dados do imóvel são repassados aos órgãos de fiscalização – resultando em ações como a da última terça-feira.

Segundo o Município, “inserida no contexto da ação civil pública referente ao saneamento da região do Rio da Bulha, ajuizada pelo MPF (Ministério Público Federal), a operação integra o planejamento da Blitz Sanear em promover e acelerar, através de ações intensivas de fiscalização, a regularização dos imóveis do Centro”.

Campeche e Cachoeira do Bom Jesus

Com a ação de segunda-feira cancelada devido às fortes chuvas em Florianópolis, a Blitz Sanear completou os trabalhos da semana com fiscalizações no Campeche, na quarta-feira (30), e na Cachoeira do Bom Jesus, na quinta (1°).

No bairro do Sul da Ilha, a Vigilância Sanitária notificou quatro imóveis – três casas e um estabelecimento comercial – localizados na Rua Auroreal. O caso mais grave flagrado pela equipe foi o de uma residência com fossa extravasando até a rede de drenagem pluvial.

Na última operação da semana, na Cachoeira do Bom Jesus, a Blitz fiscalizou um condomínio na Rua das Grevíleas, com obras de regularização em andamento, e verificou a drenagem das servidões Antão Francisco Camilo e Jandira Francisca da Silva. Moradores suspeitam que vários imóveis das duas localidades lançam parte do esgoto na rede pluvial. Uma nova ação da Blitz será marcada para confirmar a situação e tomar as providências necessárias.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...