Grupo ND firma parceria para valorizar parques ecológicos de Florianópolis

Protocolo de intenções assinado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Floram vai promover a conscientização e preservação dessas unidades de conservação na cidade

Dentro das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, o Grupo ND assinou protocolo de intenções para a divulgação, por meio de todas as suas plataformas jornalísticas, dos parques ecológicos de Florianópolis visando à conscientização e participação da sociedade na preservação e manutenção desses patrimônios naturais.

Vista aérea do Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDVista aérea do Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

O documento foi assinado sexta-feira (4), na sede do Grupo ND, pelo diretor de conteúdo Luís Meneghim, pelo secretário municipal de Meio Ambiente Fábio Braga, e pela superintendente da Floram Beatriz Campos Kowalski.

Luís Meneghim informou que o Grupo ND produzirá reportagens e uma série especial mostrando cada um dos parques, de forma didática, e o seu impacto na qualidade de vida dos habitantes. “Nosso jornalismo quer colocar em pauta este rico patrimônio que são os nossos parques, mostrando a importância da preservação e benefícios para o ecossistema”, disse.

Diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, recebeu o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, e a superintendente da Floram, Beatriz Campos Kowalski – Foto: Paulo Rolemberg/NDDiretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, recebeu o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, e a superintendente da Floram, Beatriz Campos Kowalski – Foto: Paulo Rolemberg/ND

O secretário Fábio Braga definiu a parceria como um “gol de placa” justamente na Semana do Meio Ambiente. Para ele, essa iniciativa dará a oportunidade de mostrar que Florianópolis, do ponto de vista turístico, não se resume a praia e shopping.

“É muito mais do que isso. São muitas unidades de conservação, são nove no município”, disse ele.

Vista do Parque Jardim Botânico, no bairro Itacorubi – Foto: Adriana Baldissarelli/Divulgação/NDVista do Parque Jardim Botânico, no bairro Itacorubi – Foto: Adriana Baldissarelli/Divulgação/ND

Uma décima unidade, o Revis (Refúgio da Vida Silvestre Municipal) Meiembipe, no Norte da Ilha, se encontra em processo de implantação e será a maior unidade de conservação de Florianópolis, com área que representa cerca de 12% do território municipal.

Segundo Braga, a divulgação das unidades de conservação servirá de estímulo às visitas, e irá colaborar para quebrar uma resistência da população quanto ao uso desses espaços. “Repito, são vários parques, um jardim botânico, locais para que a população possa utilizar. A divulgação desses locais é muito importante. Nós queremos que as pessoas utilizem nossos espaços”, comentou.

Papel da atual e das futuras gerações

A superintendente da Floram reforçou a opinião do secretário, na qual a parceria com o Grupo ND deverá incentivar a sociedade a se engajar e conhecer, não só as unidades de conservação, como também os parques e horto que tem no município. De acordo com ela, a população precisa estar dentro dessas áreas ambientais para criar uma conscientização ambiental.

Beatriz quer incentivar a sociedade a se engajar e conhecer, as unidades de conservação, os parques e horto que tem no município. – Foto: Paulo Rolemberg/ NDBeatriz quer incentivar a sociedade a se engajar e conhecer, as unidades de conservação, os parques e horto que tem no município. – Foto: Paulo Rolemberg/ ND

“Assim, tanto a presente quanto as futuras gerações poderão conhecer os espaços, a nossa biodiversidade, a nossa Mata Atlântica e se encantar, proteger e preservar. Temos que estar presente para ter conscientização e educação ambiental de verdade”, destacou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Floram são responsáveis por executar as atividades relacionadas ao licenciamento e a fiscalização ambiental, além de promover ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente