IMA se une a municípios da Grande Florianópolis para descarte de resíduos sólidos

Medida atende preocupação com a gestão do Estado; iniciativa começa pela Grande Florianópolis, mas pode expandir para toda Santa Catarina

o IMA (Instituto do Meio Ambiente), ligado à SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), firmou Termos de Cooperação com oito municípios da Grande Florianópolis para promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos.

A medida visa fazer de Santa Catarina o primeiro Estado brasileiro a realizar a ‘Logística Reversa’, fazendo a mediação entre os comerciantes, a administração municipal e a população para o descarte adequado dos resíduos, além das entidades gestoras que realizam a coleta do material.

Cidades da Grande Florianópolis estão em projeto para descartar corretamente seus resíduos – Foto: Divulgação/NDCidades da Grande Florianópolis estão em projeto para descartar corretamente seus resíduos – Foto: Divulgação/ND

O programa ‘Penso, Logo Destino’ do IMA busca a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos.

Com o Termo, as cidades de Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio, Nova Trento e Canelinha se comprometem, em conjunto com o IMA, definir e promover medidas que conscientizem a população sobre as orientações necessárias à mudança de comportamento.

Cabe aos municípios a viabilização de Pontos de Consolidação, que podem ser a Central de Triagem ou outro local específico para armazenamento temporário dos produtos entregues nos coletores. Estes serão armazenados nos Pontos de Consolidação, até que sejam recolhidos pelas Entidades Gestoras.

Os municípios e o IMA também atuarão para a divulgar os pontos de coleta, buscando a participação dos moradores para a entrega e destinação correta dos materiais. O Termo de Cooperação tem prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...