Incêndio atinge o Morro do Cambirela, em Palhoça

Combate às chamas foi iniciado no começo da tarde deste domingo (26); quatro pessoas foram resgatadas no local por terem a passagem bloqueada pelas chamas

O Morro do Cambirela, em Palhoça, foi castigado pelas chamas durante a manhã e tarde deste domingo (26). Os incêndios em vegetação têm se multiplicado em Santa Catarina. O clima seco contribui para as ocorrências que se espalham por todas as regiões do Estado

Incêndio atingiu o Morro do Cambirela neste domingo – Foto: BOA/DivulgaçãoIncêndio atingiu o Morro do Cambirela neste domingo – Foto: BOA/Divulgação

De acordo com os Bombeiros Militares, as primeiras ligações informando a ocorrência aconteceram por volta das 12h e, imediatamente, as equipes começaram a se organizar para iniciar os trabalhos.

O helicóptero Arcanjo foi acionado e sobrevoou a área, no topo do morro, para avaliar a situação. No início da tarde, as equipes começavam a ser deslocadas para iniciar o combate.

Como o local é de difícil acesso e levaria algum tempo para que as equipes cheguem por terra, o helicóptero Arcanjo 01 foi acionado, para combater as chamas com o equipamento “bambi bucket”, uma bolsa para captação de água, além de levar os bombeiros para atuação por terra, no pico do morro.

No fim da tarde a equipe da aeronave Arcanjo realizou ainda o resgate de quatro pessoas (dois homens e duas mulheres), que realizaram a subida até o topo do morro e tiveram o caminho de retorno bloqueado por conta do fogo e fumaça. As vítimas resgatadas não tinham ferimentos. Assim, foram avaliadas pela equipe médica e liberadas no local.

Operação

Ao todo foram enviados nove bombeiros militares de São José e Palhoça para esta operação.

Após mais de quatro horas de trabalho, foi controlado o incêndio no local inicial, porém foi iniciado outro foco, do outro lado do morro.

Na manhã desta segunda-feira (27), haverá uma nova avaliação realizada pela aeronave Arcanjo e as equipes do 10º BBM nas primeiras horas do dia.

A Polícia Militar Ambiental iniciou as buscas nas trilhas, para a localização dos suspeitos.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...