Isolamento muda comportamento de macacos e cinema abandonado vira cemitério

Com o isolamento social, animais ficaram mais agressivos, invadindo casas e quebrando carros na cidade de Lopburi, na Tailândia

Um cinema abandonado em Lopburi, na Tailândia, se tornou um ‘cemitério’ onde os macacos colocam seus mortos para descansar. As informações são do jornal The Telegraph.

Macacos na Tailândia – Foto: Mladen Antonov/AFP/Reprodução/The Telegraph

Com o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, turistas pararam de alimentar os animais. Isso fez com que os animais se tornassem mais agressivos.

O ‘cemitério’ surgiu com o novo comportamento dos primatas, que passaram a lutar entre si e também com humanos, em busca de comida para sobreviver. 

Os macacos sempre circularam pela cidade e, durante anos, os moradores mantêm uma relação de amor e ódio com os animais. No entanto, recentemente começaram a quebrar janelas, roubar comida e danificar carros.

A população de Lopburi está desconfortável e com medo, já que os macacos têm tomado as ruas da cidade em busca de comida.

“Com a saída dos turistas, os macacos ficam mais agressivos e estão invadindo prédios e obrigando moradores a saírem de suas casas”, disse Supakarn Kaewchot, veterinária do governo.

Após uma pausa de três anos sem esterilização dos animais na cidade, as autoridades vão retomar a prática.

Nas próximas semanas, serão colocadas nas ruas gaiolas grandes com comidas, a fim de atrair os macacos. Depois, eles serão levados para uma clínica, onde serão esterilizados. Cerca de 6 mil macacos devem passar pela intervenção.

+

Meio Ambiente