Jardim Botânico de São José completa seis anos com festa

Missão do espaço é desenvolver atividades para a implantação de bancos da biodiversidade do bioma Mata Atlântica

Em comemoração aos seis anos de fundação do Jardim Botânico de São José, a Fundação do Meio Ambiente municipal realizou no último sábado (14) um evento aberto ao público para celebrar a data. O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) esteve presente no evento, assim como a superintendente da fundação, Gabriela Brasil dos Anjos, entre outras autoridades.

Prefeito Orvino Coelho (E) também participou do plantio de árvores – Foto: PMSJ/Divulgação/NDPrefeito Orvino Coelho (E) também participou do plantio de árvores – Foto: PMSJ/Divulgação/ND

O evento contou com uma programação cheia de atividades, como distribuição de mudas para os visitantes, trilha guiada, corte do bolo, oficina de compostagem, sarau poético, plantio de árvores e atividades de recreação ambiental. Para as crianças, a programação infantil contou com diversas ações como piscina de bolinhas, cama elástica, caça ao tesouro e pintura no rosto.

O Jardim Botânico de São José é o primeiro de Santa Catarina a integrar a lista oficial dos jardins botânicos brasileiros, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. Outra curiosidade sobre o local é que a instituição tem uma das maiores coleções de sementes do Estado.

Chamado de Jardim Botânico Max Hablitzel, ele tem a função de integrar as três áreas de atuação – pesquisa, conservação e educação ambiental de um jardim modelo, com o mesmo peso e harmonia na sua estrutura e planejamento.

No local, são realizadas diariamente ações como: atendimento as escolas e grupos de visitantes para apresentação do Jardim Botânico, educação ambiental (conscientização e preservação do Bioma Mata Atlântica), manutenção das plantas localizadas no Jardim Sensorial, preparação e manutenção dos indivíduos do Cactário que conta com três famílias de plantas suculentas (Apocynaceae, Cactáceae e Euphorbiáceae), preparação de experimentos com mudas de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica na estufa experimental, curadoria, organização e conservação das exsicatas já catalogadas no Herbário HIPE do Jardim Botânico.

A missão do espaço é desenvolver atividades que visem à implantação de bancos da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, por meio da pesquisa e produção de mudas, principalmente de espécies nativas da região da Grande Florianópolis.

Isso contribui para a conservação deste Bioma através da educação e conscientização ambiental, estabelecendo um espaço didático-pedagógico de lazer contemplativo e educativo, de benefício e uso racional dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

O Jardim Botânico fica localizado na Rua Cassuasú, s/n, no bairro Potecas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...