Jurerê in_ referência em sustentabilidade há 4 décadas

Desde 1980, quando o Grupo Habitasul aprovou o Masterplan de Jurerê Internacional, a sustentabilidade tem sido um pilar importante para o empreendimento

Sustentabilidade é um dos pilares do Masterplan de Jurerê Internacional – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo HabitasulSustentabilidade é um dos pilares do Masterplan de Jurerê Internacional – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo Habitasul

Quando o assunto é sustentabilidade, poucos sabem que o termo é um tanto quanto jovem. Foi em 1987, no Relatório Brundtland, que o conceito começou a ser debatido. Naquela época, como “desenvolvimento sustentável”. E só em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a sustentabilidade na agenda global.

Mas antes disso tudo, em 1980, o Grupo Habitasul saiu na frente com a aprovação do Masterplan de Jurerê Internacional e trouxe a sustentabilidade como um dos principais pilares do empreendimento que aproxima o melhor da natureza e do urbano. Desde então, o desenvolvimento sustentável tem acompanhado o lugar e todas as atualizações do Masterplan, que hoje contemplam um novo conceito: o Jurerê in_.

Segundo José Mateus, diretor de Negócios do Grupo Habitasul, a sustentabilidade sempre foi um pilar das quatro décadas de sucesso de Jurerê Internacional. E agora a marca ganha novos significados, agregando valores importantes para a comunidade além do internacional: a inovação, a inspiração, a integração e a intensidade.

“O nome do bairro permanecerá o mesmo, convivendo com o nome da marca. Jurerê in_ é a expressão de um modelo de comunidade planejada, sustentável e integrada, que inspira um estilo de viver e conviver com a natureza e com as pessoas de forma harmônica, respeitosa e autêntica” – complementa.

Diretrizes visionárias

Comunidade Jurerê In_ acredita em um estilo de vida voltado a sustentabilidade – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo HabitasulComunidade Jurerê In_ acredita em um estilo de vida voltado a sustentabilidade – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo Habitasul

Em 1970, durante seu planejamento, Jurerê Internacional já trazia diretrizes visionárias e essenciais para a sustentabilidade da região. Salete Pereira, coordenadora de sustentabilidade do Grupo Habitasul conta que “Neste pedacinho de terra perdido no mar, como diz o poeta Zininho sobre Florianópolis, existe um ecossistema que se autossustenta pelas interrelações entre todos os seres vivos que nela habitam, cujo equilíbrio é essencial para a manutenção e perenidade da vida”.

Para ela, desenvolver empreendimentos urbanos requer uma inspiração quase divina. É importante conhecer muito bem os espaços que podem ser ocupados, os limites da capacidade dos recursos naturais locais, assim como fazer uso de tecnologias sustentáveis e criar condições para que uma comunidade se desenvolva e seja capaz de transformar lugares em uma experiência para se bem viver, viver bem e conviver – como é o caso de Jurerê Internacional.

Atender as regras construtivas e de uso do solo nas áreas privadas mantém o conceito original e a qualidade socioambiental do território. Contribuir para os serviços complementares do poder público nas áreas públicas nada mais é do que um ato de responsabilidade para com a coletividade.

“Trabalhamos diuturnamente para que Jurerê Internacional fosse mais do que um lugar para estar: Jurerê in_ é uma causa! Caracterizado inicialmente pelas renúncias construtivas, nasceu diferenciado e foi agregando ao longo das quatro décadas pessoas de diferentes lugares, que acreditaram em um estilo de vida onde a rua é extensão da casa e casas sem muros são preponderantes para a segurança de todos” – comenta Salete.

A saúde pública e a preservação dos ecossistemas

Jurerê In_ possui mais de 7 mil metros de vegetação nativa  – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo HabitasulJurerê In_ possui mais de 7 mil metros de vegetação nativa  – Foto: Divulgação/Acervo do Grupo Habitasul

O cuidado com a saúde pública, assim como a preservação dos ecossistemas locais se mantêm presentes ao longo dos 41 anos de Jurerê in_. Prova disso é o SAE – Sistema de Água e Esgotos -, implementado em 1982, que fornece água potável, balneabilidade e a promoção da saúde pública.

Jurerê in_ também conta com a gestão compartilhada dos resíduos sólidos com o poder público, contribuindo com coletas especiais ou nos Pontos de Entregas Voluntárias no bairro, coletando orgânicos, eletroeletrônicos, vidros, isopor, óleo de cozinha e medicamentos vencidos.

A preservação do meio ambiente também é um pilar forte do empreendimento. Moradores e visitantes de Jurerê Internacional podem viver o melhor da natureza. A qualidade do ar e a temperatura agradável, características do lugar, são frutos do cinturão verde que abraça a região, um cenário marcado pelas montanhas que se interligam ao manguezal da Estação Ecológica de Carijós.

São mais de 7 mil metros quadrados de vegetação nativa ao longo dos 2 km de orla em Jurerê in_, onde estão os beach clubs previstos inicialmente no Masterplan, pensados para a sustentabilidade da praia na oferta de infraestrutura, serviços e segurança para quem vive a praia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No ano passado, incentivada pelo Comitê de Sustentabilidade, Jurerê in_ começou a implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e lançou o primeiro Relatório de Sustentabilidade (ESG) 2020.

O empreendimento também é reconhecido por apoiar grandes projetos culturais, esportivos, artísticos e gastronômicos, impulsionando a economia local e incentivando a cultura.

Promover a urbanização, ser um lugar que conecta pessoas, que conserva e preserva os ambientes naturais e fomenta a cultura, pode ser um desafio, mas Jurerê in_ consegue e se mantém há quatro décadas intensa, integrada e inovadora – características refletidas pela nova identidade.

“Nossos investimentos para ações que visam a sustentabilidade, passam pela crença da vida em primeiro lugar e cada vida parte de um ecossistema. A perpetuidade da sustentabilidade local está na relação de equilíbrio das pessoas com o lugar onde elas moram, frequentam e até visitam.  As pessoas são um dos maiores ativos de sustentabilidade de Jurerê in_; são pessoas diversas, conscientes, que usufruem desses recursos naturais de maneira responsável e engajada”, revela José Mateus, diretor de negócios do Grupo Habitasul.

Para saber mais sobre as ações sustentáveis de Jurerê in_, acesse o site.

+

Jurerê in_

Loading...