Jurerê Internacional: do bem-estar à sustentabilidade

Descubra como o bairro se desenvolveu ao longo dos últimos 41 anos, proporcionando bem-estar para moradores, além de valorizar a cultura e o meio ambiente

Jurerê Internacional foi planejada para oferecer o melhor em bem-estar, comércio, hospedagem – além do compromisso com a sustentabilidade – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).Jurerê Internacional foi planejada para oferecer o melhor em bem-estar, comércio, hospedagem – além do compromisso com a sustentabilidade – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).

Jurerê Internacional é uma referência para muitas cidades brasileiras. Há mais de 40 anos proporciona para moradores, frequentadores e turistas, ambientes planejados e pensados para oferecer o melhor em bem-estar, comércio, hospedagem – além do compromisso com a sustentabilidade.

Situada ao norte da Ilha e cercada por patrimônios históricos, culturais, ecológicos e arqueológicos, o desenvolvimento da comunidade é constante. As intervenções urbanas e arquitetônicas transformam o ambiente em uma paisagem única, inspirado em sua riqueza histórica e natural, acompanhadas de ações que envolvem gestão e planejamento.

Ao longo dos anos, quatro masterplans foram desenvolvidos, incorporando conceitos que transformaram o que até então seria só um empreendimento residencial turístico, em um centro urbano importante para o desenvolvimento da região Norte de Florianópolis e da cidade como um todo.

Como Jurerê Internacional surgiu

Jurerê Internacional proporciona lazer, bem-estar, comércio e gastronomia de alto-padrão – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).Jurerê Internacional proporciona lazer, bem-estar, comércio e gastronomia de alto-padrão – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).

E se Florianópolis tivesse um empreendimento inspirado em lugares turísticos, como Ibiza, Saint-Tropez e Cancún? Foi assim que Jurerê Internacional nasceu. A iniciativa do Grupo Habitasul foi motivada pela política pública de 41 anos atrás, que incentivava o desenvolvimento de balneários na cidade.

A comunidade foi construída em 250 hectares implantados e na sua maioria edificados e 330 hectares em desenvolvimento da futura expansão. Por isso Jurerê Internacional é muito procurada e querida por turistas. Além de oferecer o melhor aos moradores e visitantes, proporciona lazer, bem-estar, comércio e gastronomia de alto-padrão.

Um lugar para bem viver, viver bem e conviver

Um bairro que oferece o melhor em lazer, cultura, comércio e natureza. Jurerê Internacional foi desenvolvido para que as pessoas se sentissem em casa – tanto os moradores, quanto os visitantes.

O bairro foi desenvolvido para as pessoas se sentirem em casa – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).O bairro foi desenvolvido para as pessoas se sentirem em casa – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia).

A tranquilidade da praia, junto às belezas naturais da região e um parque a céu aberto transformam o lugar em uma referência de planejamento, sustentabilidade e segurança.  Características que podem ser vistas na prática no Jurerê Open Shopping, no Jurerê Beach Village e no IL Campanario Villaggio Resort.

  • Jurerê Open Shopping

O Jurerê Open Shopping é considerado o “coração pulsante” do bairro. O shopping a céu aberto integra natureza e arquitetura de forma orgânica e reúne gastronomia, comércio, lazer, cultura e serviços em um só lugar.

O Jurerê Open Shopping reúne tudo em um só lugar – Foto: Acervo do Grupo Habitasul.O Jurerê Open Shopping reúne tudo em um só lugar – Foto: Acervo do Grupo Habitasul.

Por estar estrategicamente no centro de Jurerê Internacional, tem acesso facilitado e seu visual também estimula caminhadas e passeios de bicicleta. Ao todo são mais de 60 operações entre comércio e prestadores de serviço.

Ele também serve como palco cultural e recebe artistas e eventos variados o ano todo, além de contar com espaços abertos ao público e parques para as crianças.

  • Jurerê Beach Village

Uma casa em que você pode colocar o pé na areia e viver como se morasse em Jurerê Internacional. O Jurerê Beach Village oferece toda a estrutura e o conforto de casa, conta com uma cozinha completa equipada em seus quartos, além de área de lazer e serviços. É o ambiente ideal para sair da rotina e se reenergizar.

  • IL Campanario Villaggio Resort

O Il Campanario Villagio Resort é a opção para quem deseja aproveitar ao máximo a experiência de viver Jurerê Internacional. Ele está localizado perto do mar e próximo dos principais beach clubs do bairro, além do Jurerê Open Shopping e do Jurerê Sports Center.

Jurerê Internacional e o plano diretor

O plano de desenvolvimento de Jurerê Internacional teve como base quatro dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a cultural, a física e a humana – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia)O plano de desenvolvimento de Jurerê Internacional teve como base quatro dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a cultural, a física e a humana – Foto: Acervo do Grupo Habitasul (imagens capturadas antes da pandemia)

O empreendimento foi criado tendo como prioridade a sustentabilidade e a qualidade de vida. Segundo Lorena Morrudo Babot, Gerente de Desenvolvimento Imobiliário de Jurerê Internacional, entre as diretrizes estabelecidas para o ambiente estão: preservação ecológica e arqueológica, entretenimento e lazer, saneamento independente, balneabilidade, baixa densidade populacional, segurança e o apoio aos banhistas com postos de praias.

Durante a criação e a execução do projeto, a Estação Ecológica de Carijós, os sambaquis e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foram considerados.

O plano de desenvolvimento de Jurerê Internacional teve como base quatro dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a cultural, a física e a humana. Por isso, o projeto manteve o afastamento das vias de veículos da beira do mar, uma faixa de proteção ambiental de 45 metros ao longo da praia, sistema de coleta e tratamento de esgoto próprio, sistema de tratamento de água da chuva e distribuição de água tratada, além da redução do potencial construtivo nas quadras das primeiras etapas, como prédios com no máximo dois pavimentos, redução da taxa de ocupação,  casas sem muros – promovendo a sensação de bem-estar e segurança e conexão com a rua.

Sustentabilidade como pilar

Em 2020, com incentivo do Comitê de Sustentabilidade, Jurerê Internacional passou a implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.

Grupos de estudos foram criados para analisar os ODS, traçar metas e identificar práticas e oportunidades de aprimoramento na gestão, reforçando a contribuição da Habitasul para o atendimento da agenda global. A previsão de conclusão dos trabalhos é o segundo semestre de 2022. Entre as ações estão:

1 – Laudos de laboratórios externos certificados pela ISO 17025 para monitoramento da qualidade da água.

2 – Relatórios mensais são enviados para a Vigilância Sanitária e o Programa VigiÁgua do Governo Federal exige o preenchimento de relatórios mensais sobre a qualidade da água (SISÁGUA).

3 – Estudos biológicos, hidrogeológicos de planejamento de etapas futuras e novas ocupações populacionais.

4 –  Iniciativas de educação ambiental, como a preservação da vegetação da orla.

5 – Participação em Conselhos: das Cidades, de Saneamento, de Saúde e CONSEMA.

6 – O Masterplan para etapas futuras considera o conceito reserva de biosfera em ambiente urbano.

7 – Controle de vazão da água de chuva com comportas nos períodos de estiagem e de chuvas e sistema de microdrenagem e estudos hidrogeológicos.

8 – Rede de coleta pública de esgoto e a estação de tratamento de esgoto para atendimento de 80% das unidades. Somos benchmarking em índices de perdas na rede de distribuição.

9 – Plano de gestão de resíduos sólidos dos grandes geradores e coleta pública e pontos de entrega voluntários (PEVs) para óleo de cozinha, medicamentos, vidros e podas.

10 – Manutenção do conceito de Jurerê Internacional por meio do JIQS.

11 – Acompanhamento da orla e acesso à praia por passarelas.

12 – Relacionamento com pescadores de tainha da região.

13 – Salvaguarda de 5 sítios arqueológicos e Conservação da Fortaleza São José da Ponta Grossa.

14 – Projeto de RPPN, Educação ambiental, eventos culturais (Boi de mamão e Semana do Manezinho, caminhadas) e investimentos sociais por meio de leis de incentivo fiscal.

15 – Oferecemos transporte fretado para colaboradores e candidatos em processos seletivos durante a temporada.

Por esses e outros motivos, Jurerê Internacional é uma referência ao longo desses quarenta anos – e continuará sendo. Sustentabilidade, comércio, bem-estar, além da integração entre a natureza e a cidade: um lugar para moradores, turistas e frequentadores se sentirem bem e viverem da melhor forma.

Quer saber mais sobre os projetos sustentáveis em Jurerê Internacional e tudo o que o ambiente proporciona? Acesse o site e fique de olho nas redes sociais.

+

Jurerê Open Shopping: O shopping ao céu aberto

Loading...