Lagoa do Peri recebe Bandeira Azul e se torna referência internacional

Além do título, uma cerimônia foi realizada para o hasteamento da Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo

Sob os olhares atentos de um grupo de crianças da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, da Armação do Pântano do Sul, foi erguida pela quinta vez consecutiva a Bandeira Azul na Lagoa do Peri. A bandeira e o certificado foram entregues pelo Instituto Ambientes em Rede, que representa no Brasil a organização não-governamental FEE (Foundation for Environmental Education), responsável pelo programa.

Bandeira Azul foi hasteada pelo quinto ano consecutivo na Lagoa do Peri – Foto: Divulgação/PMF

O título da Bandeira Azul representa a consolidação do local como referência internacional em qualidade, segurança e infraestrutura, e leva em consideração 34 requisitos estabelecidos pela ONG, como acessibilidade, segurança, qualidade da água e gestão ambiental, por exemplo.

Outro requisito que o local deve cumprir é fornecer pelo menos cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de bandeira azul. Uma das ações programadas é a Floram vai à Praia, que tem como objetivo conscientizar os banhistas sobre a limpeza da orla e as consequências da poluição para o ecossistema, distribuindo porta-bituca e sacos de lixo retornáveis.


Leia também: 

O Monumento Natural da Lagoa do Peri é uma das 20 unidades de conservação em Florianópolis. Delas, nove são administradas pelo Departamento de Unidades de Conservação (Depuc), da Floram. A unidade abriga centenas de espécies de plantas e animais em um espaço de 42 quilômetros quadrados, e a Lagoa do Peri abastece com água potável cerca de 200 mil unidades consumidoras na capital.

O programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo e foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional representante de vários países. No Brasil, o operador nacional do programa é o IAR (Instituto Ambientes em Rede).

Bolo, vela e parabéns

Depois de hasteada a bandeira, foi feito o corte de um bolo em comemoração ao aniversário de 38 anos do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Representando as futuras gerações, que estão sendo orientadas a cuidar e desfrutar por muito tempo do local, as crianças da EBM Dilma Lúcia cantaram os parabéns e sopraram as velas.

“É extremamente importante que esses projetos de educação ambiental continuem. É muito gratificante ver essa bandeira no alto pela quinta vez seguida, mas também é preciso que a gente passe essa ideia de preservação para a população”, conta o diretor geral da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Marcos Silva.

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, “tem gente que dedicou uma vida toda a esse espaço. Por isso a gente reconhece e parabeniza os esforços dos funcionários que trabalham diariamente e cuidam com muito carinho da Lagoa do Peri”, disse.

+

Meio Ambiente