Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Lagoa: o descaso e casas destruídas pela Estação de Esgoto da Casan

Edison Costa dá depoimento emocionante sobre a destruição

Situação desesperadora a dos moradores atingidos pelo rompimento – Foto: DedinhoSituação desesperadora a dos moradores atingidos pelo rompimento – Foto: Dedinho
Edison Costa é um dos surfistas mais conhecidos da Praia da Joaquina. Participa de grupos que frequentam todos os dias uma das praias mais conhecidas da Ilha em Santa Catarina, no Brasil e no mundo, exatamente pelos campeonatos e pela presença de surfistas nacionais e estrangeiros.
Dedinho, como é carinhosamente conhecido, morava exatamente nas proximidades da bacia de estabilização dos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto da Casan, na Lagoa da Conceição.
Sua modesta casa, construída há 35 anos, foi totalmente destruída. A força das águas liquidou com tudo: geladeira, armários, paredes, roupas, documentos, fotos, discos e até a escritura pública.
Ele possui dois carros: um Gol antigo, que usa para trabalhar e manter uma lojinha que possui na Joaquina, e outro zero adquirido há dois meses, em 72 parcelas mensais. Ficou tudo debaixo d’agua contaminada, com lamas por todos os lados.
Edison Costa é um dos inúmeros moradores que acusa a Casan de descaso e total irresponsabilidade. Fizeram vários apelos para controle da bacia, que estava cheia e poderia estourar a qualquer momento. A estatal nada fez.
Divulgaram vídeos provando que havia risco eminente de rompimento da mini-Brumadinho de Santa Catarina. Nada.
Enquanto olhava emocionado para os estragos de sua casa e os estragos nas casinhas dos vizinhos, Dedinho prestou um depoimento.

FullSizeRender

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.