Livro “A baleia do sul do Brasil” é Lançado em Imbituba

Lançamento ocorreu na programação do Sunset Migration, evento que encerrou a temporada das baleias-francas no litoral brasileiro

O livro “A baleia do sul do Brasil – Uma gigante em nosso litoral” foi lançado na tarde deste sábado (4) no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, no sul do Estado.

Evento de lançamento marcou o encerramento das atividades da temporada no litoral – Foto: Guilherme Comodo/Divulgação/NDEvento de lançamento marcou o encerramento das atividades da temporada no litoral – Foto: Guilherme Comodo/Divulgação/ND

A obra produzida por Karina Rejane Groch e Eduardo Pires Renault-Braga, biólogos do ProFRANCA, foi idealizada pelo Instituto Australis com o patrocínio da Petrobras.

O livro publicado pela Carbo Editora traz uma rica composição de ilustrações das gigantes, com informações científicas e uma abordagem de defesa a preservação dos cetáceos.

O objetivo é reconhecer as belezas naturais da francas, como Monumento Natural do Estado. “A ideia foi compartilhar o que é a emoção de ver as águas nem sempre tranquilas se agitarem devido à presença das baleias-francas, além de transmitir um pouco do que se sabe sobre essas gigantes”, , explica Karina Groch – que concedeu entrevista ao vivo no Ver Mais Criciúma antes do lançamento da obra.

Livro traz abordagem da preservação dos cetáceos em Santa Catarina – Foto: Guilherme Comodo/Divulgação/NDLivro traz abordagem da preservação dos cetáceos em Santa Catarina – Foto: Guilherme Comodo/Divulgação/ND

Saiba mais sobre o ProFRANCA

No ProFranca, a equipe está empenhada em pesquisar e monitorar a recorrência de exemplares da espécie a cada ano, a reprodução e a amamentação de filhotes em baías e enseadas, e os possíveis impactos de intervenções humanas ao longo do litoral.

Outra frente de atividades é um bem-sucedido trabalho de educação ambiental, a partir do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, e em escolas e eventos pela região da Rota da Baleia Franca.

No Brasil a baleia-franca tem sua população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. “A baleia-franca permanece ameaçada de extinção, porém conta, cada vez mais, com o apoio da população para sua conservação, e nosso maior sonho é que a espécie se recupere e não precise mais do nosso trabalho”, resume Renault-Braga.

+

Meio Ambiente

Loading...