Mais de 10 toneladas de arraias ameaçadas de extinção são achadas na BR-101 em Joinville

Captura dos animais podem ter ocorrido em locais onde a pesca é proibida, segundo Ibama, que esteve no local para analisar as espécies encontradas mortas

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreenderam cerca de 10,3 toneladas de carne de arraias na manhã desta quinta-feira (13), na BR-101, em Joinville.

Os animais são de espécies ameaçadas de extinção e estavam dentro de um caminhão baú com placas de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Arraias apreendidas durante fiscalização em caminhão com placas de São Gonçalo, Rio de Janeiro – PRF/Divulgação/ND

Durante a fiscalização, os policiais constataram que não havia carimbo de fiscalização agropecuária na documentação da carga.

Diante da suspeita de que a espécie dos animais fosse protegida, servidores da Cidasc (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) foram chamados e compareceram ao local.

Leia também:

Os especialistas constataram a presença das espécies Atlantoraja castelnaui (arraia-chita), Atlantoraja platana (arraia-parda), Atlantoraja cyclophora (arraia-carimbada) e Rioraja-agassizii (arraia-santa).

Três das quatro são protegidas, pois estão ameaçadas de extinção.

Profissionais do Ibama também foram acionados para auxílio durante a apreensão de arraias – PRF

Segundo informações do Ibama, a captura dos animais pode ter ocorrido em local onde a pesca é proibida.

Os agrupamentos das arraias ocorrem geralmente no período reprodutivo, em sua grande maioria constituído por fêmeas.

A arraia-chita, uma das espécies apreendidas, é típica da costa brasileira e sua população tem decaído ao longo dos anos.

Agentes da Cidasc e do Ibama lavraram autos de infração por irregularidades sanitárias e pela pesca ilegal.

Como a carga é perecível e, segundo a Cidasc, encontrava-se em boas condições para consumo humano, foi doada para diversas instituições beneficentes com o auxílio do Projeto Mesa Brasil do Sesc (Serviço Social do Comércio).

+

Meio Ambiente