Mesmo danificadas, comportas da barragem de Ituporanga são fechadas; entenda

Com a chuva persistente e o nível do rio subindo, técnicos avaliaram que os danos são maiores se as comportas se mantiverem abertas

Com o nível do rio subindo, e as comportas da Barragem Sul, de Ituporanga, ainda abertas por falta de manutenção, foi preciso uma reunião emergencial. Lideranças políticas do Alto Vale do Itajaí se reuniram com técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e decidiram pelo fechamento de toda a estrutura.

O secretário-chefe do Estado, David Busarello, garantiu: não há risco de a barragem romper. A manobra deve controlar o volume das águas que aumentaram com as chuvas desta semana.

As cinco comportas da barragem de Ituporanga foram fechadas – Foto: Divulgação/Ituporanga Helena Marquardt/NDAs cinco comportas da barragem de Ituporanga foram fechadas – Foto: Divulgação/Ituporanga Helena Marquardt/ND

Em entrevista ao portal ND+, Busarello informou que uma equipe técnica da Defesa Civil fará o monitoramento da casa de máquinas, para evitar possíveis danos.

Segundo ele, há um vazamento nos dutos que conduzem a água, com possibilidade de pressão maior. “Por isso é possível que haja o rompimento destes dutos, mas não da estrutura toda. Vamos monitorar para evitar que isto aconteça. De toda forma, não existe nenhuma indicação de rompimento”, assegura.

As comportas da barragem de Taió, que também dá suporte à região em situação de cheias, foram fechadas com antecedência. Segundo o secretário, a manobra foi necessária para compensar a “falha” da barragem de Ituporanga.

Mas, com o alto volume de chuvas, a equipe técnica precisou assumir os riscos. Dois engenheiros vão sobrevoar a barragem nesta tarde para avaliar as condições.

Reunião ocorreu na Defesa Civil do Estado

Uma reunião nesta quarta-feira (4) discutiu a barragem – Foto: Jacson Almeida/Divulgação/NDUma reunião nesta quarta-feira (4) discutiu a barragem – Foto: Jacson Almeida/Divulgação/ND

O pleito foi evidenciado pelo deputado Estadual Milton Hobus e o ex-secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, na manhã desta quarta-feira, na sede da Defesa Civil de Florianópolis.

“Um dos engenheiros estava reticente, mas chamamos técnicos mais experientes que asseguraram que não existem riscos de fechar as comportas”, informou o deputado Hobus.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, também cobrava providências junto ao governo do Estado para manutenção das estruturas.

“As comportas abertas representavam grande risco para a comunidade de Rio do Sul e de toda a região abaixo da barragem. Agora temos um pouco mais de segurança para atualização das cotas de inundação da cidade e sobretudo, ajudar na contenção de água acima da barragem”, ressalta Thomé.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...