Meteoro a mais de 70 mil km/h ilumina céu de Santa Catarina; veja vídeo

O fenômeno foi registrado nesta quinta-feira (19) por câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo, por volta das 21h22 e durou cerca de 4,4 segundos

Um meteoro com velocidade estimada em 70 mil km/h iluminou o céu de Santa Catarina na noite desta quinta-feira (19). O fenômeno foi registrado por câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo, por volta das 21h22 e durou cerca de 4,4 segundos.

Meteoro registrado em Santa Catarina durou cerca de 4,4 segundos – Foto: BRAMON/Divulgação/NDMeteoro registrado em Santa Catarina durou cerca de 4,4 segundos – Foto: BRAMON/Divulgação/ND

A velocidade do meteoro foi suficiente para percorrer a distância entre Fraiburgo e Campo Belo do Sul, que fica a cerca de 143 km uma da outra, em menos de cinco segundos.

O fenômeno de altitude estimada de 91 km, que deixou uma trilha luminosa no céu catarinense, foi registrado apenas pela câmera do astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

Justino conta que o meteoro pode ser considerado raro, devido a características únicas. “É um meteoro um pouco mais raro, por conta da duração, do trajeto que durou pouco mais de quatro segundos. Ele deixou uma trilha luminosa, que permanece alguns instantes depois da passagem da rocha espacial”, explica.

“Esse efeito é resultado do aquecimento dos gases atmosféricos durante a passagem desse meteorito. Quando uma rocha entra na atmosfera terrestre em alta velocidade ela acaba comprimindo os gases atmosféricos”, continua.

“Quando um gás é comprimido, ele aumenta de temperatura e causa a ionização, que é responsável por esse fenômeno luminoso, e pela trilha que é deixada para trás”, finaliza.

Veja vídeo

+

Meio Ambiente

Loading...