Moradores do Morro das Pedras, em Florianópolis, realizam nova manifestação

Comunidade está em alerta com o avanço do mar e bloqueou a SC-406, no Sul da Ilha, reivindicando medidas urgentes para conter a erosão marinha

A comunidade do Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, realizou uma nova manifestação nesta terça-feira (25). Com o objetivo de chamar a atenção para a diminuição dos terrenos devido a erosão marinha, eles bloquearam temporariamente em trecho da SC-406, em Florianópolis.

Moradores do Morro das Pedras, em Florianópolis, realizam nova manifestaçãoMoradores fecharam as duas vias da SC-406 – Foto: Jussemir Júnior/Divulgação/ND

Os protestos foram organizados pela ASMP (Associação dos Moradores do Morro das Pedras) e começaram por volta das 14h, em trecho próximo ao Costão do Morro das Pedras, segundo Jussemir Júnior, presidente da ASC (Associação de Surf do Campeche).

Duas pistas foram bloqueadas de forma intercalada, com fechamentos que duravam cerca de cinco minutos. A manifestação foi acompanhada pela PMRv (Polícia Militar Rodoviária). Com faixas, a comunidade reivindica a construção de um enrocamento para conter as ondas.

Cerca de 50 moradores estão vivendo em área de risco devido ao avanço da mar, que tem diminuído o tamanho do terreno que separa da água as casas da rua Manoel Pedro Vieira. Ao todo, nove interdições foram realizadas pela Defesa Civil, sendo três casas – duas habitadas e uma de veraneio.

Avanço do mar no Morro das Pedras – Foto: Carlos Bortolotti/Divulgação/NDAvanço do mar no Morro das Pedras – Foto: Carlos Bortolotti/Divulgação/ND

Segunda manifestação

Eles reivindicam também que o poder público tome medidas urgentes. Nesta segunda-feira (24), os moradores bloquearam a rodovia Francisco T. dos Santos por 50 minutos.

As 12 propriedades estão dispostas em uma área de 200 metros na orla da praia do Morro das Pedras. Desde que o problema começou, também foram registradas 11 quedas de muro na praia. Entre os estragos causados pelo avanço do mar, estão a queda de uma edícula, um deque e uma piscina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...