João Paulo Messer

messer@ndtv.com.br Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


‘Movimento de massa’ assusta no Sul de SC e desaloja moradores

Por precaução pelo menos duas famílias foram retiradas de suas casas após constatação de movimento do terreno em morro próximo à cidade

Após confirmar, através da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, o risco provocado por um fenômeno identificado como “movimento de massa“, a administração municipal de Morro Grande, no Sul de SC, decidiu remover duas famílias. As suas casas ficaram ameaçadas depois que o solo se movimento.

Morro localizado muito próximo do Centro da cidade de Morro Grande apresentou significativa movimentação de blocos de terra – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDMorro localizado muito próximo do Centro da cidade de Morro Grande apresentou significativa movimentação de blocos de terra – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Estes movimentos gravitacionais que são responsáveis pelo deslocamento de camadas de solo, sedimentos, vegetação ou rocha pela encosta abaixo, geralmente são potencializados pela ação da água da chuva. Segundo Rosinei da Silveira, da Defesa Civil da região Sul de SC, a administração municipal de Morro Grande e a unidade do Corpo de Bombeiros aconselharam as pessoas a saírem do local.

A Movimentação de Massa ocorre normalmente após longos períodos de chuvas. – Foto: Divulgação/NDA Movimentação de Massa ocorre normalmente após longos períodos de chuvas. – Foto: Divulgação/ND

No local em que o fato foi registrado há um forte declividade do terreno e a força de resistência, mesmo com algumas gramíneas e até árvores, foram superadas pela força de atrito.

A presença de água em grande quantidade e acumulada no solo por muitos dias, o que ocorre em virtude da sequência de chuvas, é apontada como razão para o fato verificado nesta sexta-feira (24), em Morro Grande, localizado no extremo Sul de SC.

A região passa a ser monitorada pela Defesa Civil que deve fazer nova vistoria na manhã deste sábado (25).

Loading...