‘Movimento de massa’ assusta no Sul de SC e desaloja moradores
Por precaução pelo menos duas famílias foram retiradas de suas casas após constatação de movimento do terreno em morro próximo à cidade
Após confirmar, através da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, o risco provocado por um fenômeno identificado como “movimento de massa“, a administração municipal de Morro Grande, no Sul de SC, decidiu remover duas famílias. As suas casas ficaram ameaçadas depois que o solo se movimento.

Estes movimentos gravitacionais que são responsáveis pelo deslocamento de camadas de solo, sedimentos, vegetação ou rocha pela encosta abaixo, geralmente são potencializados pela ação da água da chuva. Segundo Rosinei da Silveira, da Defesa Civil da região Sul de SC, a administração municipal de Morro Grande e a unidade do Corpo de Bombeiros aconselharam as pessoas a saírem do local.

No local em que o fato foi registrado há um forte declividade do terreno e a força de resistência, mesmo com algumas gramíneas e até árvores, foram superadas pela força de atrito.
A presença de água em grande quantidade e acumulada no solo por muitos dias, o que ocorre em virtude da sequência de chuvas, é apontada como razão para o fato verificado nesta sexta-feira (24), em Morro Grande, localizado no extremo Sul de SC.
A região passa a ser monitorada pela Defesa Civil que deve fazer nova vistoria na manhã deste sábado (25).