Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Município do Sul participa de Ação da ONU

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, no Sul do Estado, participa de ação da ONU, Organização das Nações Unidas, em projeto de restauração de ecossistemas

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, no Sul do Estado, participa de ação da ONU, Organização das Nações Unidas, em projeto de restauração de ecossistemas. O Restaura Veneza é um programa de doação de mudas para recuperação ambiental voltado para proprietários de terrenos que precisam ampliar as áreas de preservação dos recursos hídricos.

Nova Veneza participa de Ação de restauração de Ecossistemas da ONU – Foto: Divulgação/NDNova Veneza participa de Ação de restauração de Ecossistemas da ONU – Foto: Divulgação/ND

“ Diversas entidades Brasil afora estão realizando atividades de preservação e restauração de recursos naturais. Esse movimento faz parte de uma ação conhecida como a Década da Restauração, que visa a restauração dos ecossistemas deste ano até 2030”, comenta o biólogo da Fundave, Fundação Municipal de Meio Ambiente,  João Just Gava.

O Presidente da Fundação, Juliano Dal Molin, explica que esta ideia é diferente da distribuição de mudas que são feitas durante o ano. “Este é um trabalho mais específico, que envolve os nossos técnicos que vão orientar e acompanhar essa restauração. E é uma forma de conscientização dos recursos florestais e hídricos para garantir disponibilidade em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, disse.

O Restaura Veneza tem como objetivo promover a doação de mudas de árvores nativas, além de oferecer um acompanhamento técnico dos biólogos da Fundação nestas regiões. A Fundave vai disponibilizar toda a parque técnica para que os proprietários possam realizar o plantio e os cuidados nas propriedades.

“A ideia agora é que as pessoas possam vir aqui na Fundação, para que possamos ir até o local e analisar o espaço, porque vão ter áreas que necessitam de poucas intervenções e outras que vamos precisar introduzir mudas de grande porte e um acompanhamento, o que pode levar alguns anos para que a vegetal florestal se estabilizar”, explica o biólogo.

O programa é focado nas propriedades dentro do município e para participar, basta o proprietário procurar a Fundave, que fica localizada na Rua José Canela, 64, no centro de Nova Veneza.

Loading...