Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


O perigo da pesca sob as pontes de Florianópolis

Discussão sobre a atividade, que segue na Justiça, teve nova decisão do TRF4

O TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) suspendeu a liminar que proibia as atividades de pesca sob as pontes Colombo Salles, Pedro Ivo e Hercílio Luz caso o Estado de SC não realizasse ações para impedir a prática.

Pontes que fazem a ligação entre a Ilha de SC e o Continente – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/Secom/NDPontes que fazem a ligação entre a Ilha de SC e o Continente – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/Secom/ND

O  juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia reconheceu a dificuldade de efetivação da medida do jeito que estava definido na sentença anterior e registrou ainda a falta de uma legislação clara sobre o assunto.

A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral do Estado em ação civil pública movida pelo MPF (Ministério Público Federal) que alega riscos da atividade à navegação.

As linhas lançadas pelos pescadores podem, por exemplo, prender nas hélices das embarcações. Especialistas comparam ao perigo das linhas de cerol das pandorgas para os motociclistas.