Onças parda e jaguatirica indicam condições do meio ambiente em Santa Catarina
O monitoramento dos mamíferos é feito por câmeras, GPS – que é instalado em uma coleira no animal – e a observação direta.
A saúde da grande sentinela das florestas brasileiras é o parâmetro para que especialistas saibam se o meio ambiente está em equilíbrio. A onça pintada é monitorada em várias partes do País e conforme suas condições físicas é possível determinar como está a vegetação e, principalmente, as águas do local.
Em Santa Catarina o mamífero é considerado extinto, pois há mais de 20 anos não há registro da presença de onças pintadas no estado. A onça parda, que está ameaçada de extinção, e a jaguaritica são os animais monitorados pelo veterinário Joares A. May Junior na região da encosta da Serra do Mar, em Tubarão.

May Junior explica que as boas condições dos animais apontam que o ambiente está bom para eles e, consequentemente, também para os humanos.
O fato de as povoações estarem cada vez mais próximas das áreas antes exclusivas de animais, como ocorre em Santa Catarina, o acompanhamento torna-se ainda mais necessário. O especialista ressalta que a aproximação humana dos animais não deve ser vista como negativa.
“É preciso conhecer para diminuir os riscos. Nosso trabalho não é de impedir a aproximação, mas o de manter o equilíbrio. Não temos que brigar com a natureza e sim conviver com ela”, diz Joares May. Para isso, o veterinário procura conhecer como os agentes patogênicos atuam nos animais selvagens e domésticos e como eles podem agir nas pessoas.
O monitoramento dos mamíferos é feito por câmeras, GPS – que é instalado em uma coleira no animal – e a observação direta.
Preservação
Joares May é epidemiologista veterinário e especialista em captura de onça pintada do México ao Chile e atua em projetos de conservação como o Onçafari e o Panthera. Recentemente no Chile, Joares – que é professor nos cursos de veterinária e biologia na Unisul em Tubarão – ministrou um curso onde apresentou as técnicas empregadas em conservação da onça-pintada no Brasil e que podem ser utilizadas em outros animais ameaçados.