Operação lacra mais quatro ligações irregulares de esgoto em Florianópolis

Todas as construções levavam dejetos diretamente dos imóveis à rede pluvial da cidade; prática é crime ambiental

A equipe do ‘Trato Pelo Capivari’ fechou mais quatro ligações de esgoto clandestinas no bairro Ingleses, em Florianópolis. A ação foi realizada pelo programa ambiental da Casan, em parceria com a Floram, na última sexta-feira (26).

Ação fechou mais quatro ligações clandestinas de esgoto – Foto: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari/Divulgação/NDAção fechou mais quatro ligações clandestinas de esgoto – Foto: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari/Divulgação/ND

As duas primeiras tubulações lacradas foram na Servidão Luz Nascente e as outras duas na Rua Quadrangular. Em todas, foram flagrados imóveis lançando de esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial, o que é crime ambiental. O lacre interrompe o fluxo e força a regularização das ligações.

Em um dos casos, no imóvel de nove apartamentos, localizado na Rua Quadrangular, os moradores haviam retirado um lacre efetuado anteriormente pelo programa e fizeram uma nova tubulação do extravasor da fossa diretamente no meio fio, escoando os dejetos produzidos até a rede pluvial mais próxima.

Os outros três lacres foram efetuados em casos parecidos, com extravasor de fossa conectado à drenagem. Um dos imóveis, flagrado também com esgoto a céu aberto, teve os dados repassados à Vigilância Sanitária para aplicação de multa.

As ações são realizadas semanalmente e complementam os trabalhos de inspeção. Elas são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local, já que o programa tem um canal específico para isso, e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo da força-tarefa é combater as irregularidades sanitárias mais graves, sobretudo esgoto ligado na rede pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. A operação ainda se encarrega de multas, autuações e intimações contra os imóveis causadores.

Trato Pelo Capivari

Desde a renovação, o Trato Pelo Capivari realizou 18 operações especiais, com um total de 34 lacres, 24 multas e 20 intimações. Somando esses números aos do seu primeiro ano de atuação, são mais de 370 conexões de esgoto clandestinas lacradas por atuação direta do programa no bairro do Norte da Ilha.

O programa faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. O telefone para agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223, podendo haver contato via WhatsApp ou ligação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...